pneumoniae são lisas, pequenas, brilhantes, côncavas, podendo exibir uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial das células bacterianas. Se o meio de cultura contiver sangue, principalmente de carneiro, as colônias serão circundadas por um halo esverdeado de hemólise parcial ou hemólise alfa.
Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa (qPCR) – detecta o DNA da Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae ou Haemophilus influenzae presente nas amostras clínicas (LCR e/ou soro). Também permite a genogrupagem dos sorogrupos de Neisseria meningitidis e a genotipagem dos tipos de Haemophilus influenzae.
Exame quimiocitológico do LCR - permite a contagem e o diferencial das células; e as do- sagens de glicose e proteínas do LCR. Traduz a intensidade do processo infeccioso e orienta a suspeita clínica, mas não deve ser utilizado para conclusão do diagnóstico final, pelo baixo grau de especificidade.
Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.