EQST

O Que Eflorescncia Na Pintura?

O que é eflorescência na pintura?

Eflorescências são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco não curado ou em superfícies com presença de umidade.

O que é eflorescência na construção civil?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.

Como tratar a lixiviação do concreto?

Existem diferentes maneiras de evitar a lixiviação, sendo que as principais acontecem no momento de preparação do concreto. Uma das alternativas é a utilização de cimentos compostos, já que o uso de adições auxilia na redução da perda de hidróxido de cálcio.

Como resolver a lixiviação?

Normalmente, a solução de lixiviação está em contato com o ar atmosférico – cujo teor de oxigênio é da ordem de ~21% em volume – mas, pode-se aumentar ou diminuir a sua pressão parcial no sistema pela modificação da fase gasosa.

Como evitar o processo de lixiviação?

Como evitar a lixiviação A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas vivas e com resíduos de culturas – a palhada. Isso evita a erosão, que carreia solo morro abaixo e, com o solo, a matéria orgânica, os nutrientes e as frações mais finas do solo – a argila e o silte.

O que é a desagregação do concreto?

Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

O que é Patologia do Concreto armado?

A evolução dos materiais e técnicas construtivas a fim de acelerar e finalizar as obras em menor prazo, estão resultando em uma queda de qualidade no resultado de estruturas em concreto armado. Esta queda de qualidade devido falhas na execução ou na manutenção das estruturas acabam resultando nas chamadas patologias.

O que é calcinação do concreto?

A calcinação ocorre quando o ligante é degradado por condições ambientais adversas. ... Deve ser removida antes de repintar.

O que é o processo de calcinação?

1. Transformar em cal, por meio do fogo ou por corrosão. 2. Reduzir a carvão ou cinza (pelo calor).

Para que serve o processo de calcinação?

A calcinação serve para eliminar gases, diminuir o volume da carga ou para evitar o consumo de um combustível caro, sendo então realizada à parte do processo principal.

Como saber se o concreto é bom?

Pode também fazer testes para saber se o concreto está bom para ser utilizado....Os critérios podem ser resumidos em três:

  1. Resistência.
  2. Trabalhabilidade.
  3. Diâmetro máximo do agregado.

Como se mede a resistência do concreto?

O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.

Qual a resistência do concreto?

A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².

Quais são os motivos de surgirem nas estruturas de concreto?

Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.

Quais as principais patologias das estruturas de concreto?

As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.

  • Fissuras e Trincas.
  • Desagregação.
  • Erosão e Desgaste.
  • Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
  • Segregação.
  • Manchas.
  • Eflorescência.
  • Calcinação.

Quais os principais riscos trazidos pelas fissuras em estruturas de concreto?

edificação. Comprometimentos estéticos que transmitem ao usuário a sensação de insegurança, infiltrações que põem em risco a salubridade dos ambientes,e a redução da durabilidade da estrutura, são algumas consequências desse problema.

Como prevenir manifestações patológicas nas estruturas de concreto armado?

COMO EVITAR PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS? Projetos detalhados, uso de materiais adequados e mão de obra treinada, além da obediência às normas técnicas vigentes, são essenciais para evitar manifestações patológicas.

Quais principais patologias podem ocorrer nas fundações como podemos evitar durante a sua execução?

Dessa forma, você e sua equipe podem avaliar durante o andamento da construção, garantindo que tudo ocorra no mais alto padrão de qualidade.

  • Variação de temperatura. ...
  • Infiltração. ...
  • Sobrecarga na estrutura. ...
  • Excesso de umidade. ...
  • Materiais de baixa qualidade. ...
  • Erros de execução.

O que é manifestação patológica?

Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.

O que são manifestações patológicas nas construções?

Por manifestações patológicas se entendem as degradações identificadas na edificação, as quais podem ser geradas durante o período de execução da obra (quer por emprego de métodos construtivos ou materiais inapropriados), ou na própria elaboração do projeto ou ainda adquiridas ao longo do tempo pela utilização da ...