Clave de Fá ou quarta linha. Atualmente só é utilizada a Clave de Fá na quarta linha. Portanto, uma vez escrita a Clave de Fá num pentagrama, pode-se afirmar que ela está definindo que a nota escrita sobre a quarta linha é um Fá 2.
Repare que na clave de Fá existe o mesmo Dó que você viu representado na clave de Sol (Dó central). É um ponto de encontro! Como essa clave mostra as notas mais graves, no piano ela representa o que você deve tocar com a mão esquerda, enquanto a clave de Sol mostra o que você deve tocar com a mão direita.
Para ler as notas na clave de fá, você deve contar 3 notas na escala, incluindo ela mesma, a partir do que seria na clave de fá. Por exemplo, se a nota na clave de sol fosse um mi (primeira linha), na de fá seria um sol.
Como treinar minha leitura?
Então vamos pegar esse dó central que fica no meio do teclado e contar a escala de trás para frente ou seja de cima para baixo, como vemos na figura abaixo. (dó, si, lá, sol, fá, mi, re, dó). E as outras notas são encontrada de acordo com a escala, também temos outra maneira de entender e aprender a ler a clave de fá.
A clave de dó, também chamada de mesoclave, define a altura da nota dó e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas.
Temos três chaves bem conhecidas: Sol, Fá e Dó. Tanto no piano como no teclado utilizamos apenas as claves de Sol e Fá, por isso vamos tratar apenas dessas duas hoje.
Se sua referência for a clave de fá, vc terá que subir uma 5ª (cinco notas: mi-fá-sol-lá-si, ou seja, o ex-dó da clave de sol, que virou mi na clave de fá, passa a ser um si na clave de dó) ou descer uma 4ª (quatro notas: mi-ré-dó-si)...
Comece transpondo melodias simples, depois solfeje ou toque para conferir se a melodia está correta. Em performasse ao vivo faça a mesma coisa… Primeiro mentalize a armadura da tonalidade desejada e depois transponha numericamente cada uma das notas. É basicamente isso.
Método simples de transposição O intervalo entre Dó e Fá é de 2 tons e meio. Consequentemente, todas as demais notas da canção deverão ser transpostas também pelo mesmo intervalo. Importante notar que ao fazer isso, a tonalidade da música também será alterada.
É só trazer o solo duas casas pra trás cara. pelo visto voce ainda tem que estudar bastante sobre escalas e tonalidades. o sol é um tom abaixo do lá, então tanto a cifra quanto os solos e riffs podem ser simplesmente trazidos um tom pra trás (duas casas no braço do instrumento).
Renomear seu equipamento
Subir um tom é um tipo de modulação, mas existem vários outros tipos. Basicamente, podemos ir para qualquer outro tom no meio de uma música, desde que ele seja bem preparado.
Existem duas maneiras de afinar seu ukulele: por ouvido ou usando um afinador cromático. Recomendamos que um iniciante utilize um afinador. Embora algumas pessoas tenham uma sensibilidade extraordinária para ouvir tons, um afinador sempre lhe dará o ajuste mais preciso.
É só decidir, pra que tom vc quer mudar a musica. Ex: Se a musica esta em D (ré) e vc quer mudar para E(mi) é só subir todos os acordes da musica um tom acima. Se for o caso de subir toms, ainda vc pode usar o capotraste, que é aquela pestana que vc coloca na casa que vc quiser.
Para usar o afinador cromático você deve plugar ele no final do cabo do seu ukulele. Ao tocar uma corda, a setinha do afinador vai mostrar se você deve afinar sua corda pra cima ou pra baixo. Você pode comprar na loja de instrumentos mais perto da sua casa ou pode comprar na internet.
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Nome das cordas do ukulele
As notas do ukulele são notas isoladas (ex: uma corda do ukulele quando tocada separadamente), e um acorde de ukulele é quando tocamos mais de três notas ao mesmo tempo, ou seja, um conjunto de notas. As cifras representam os acordes, e não as notas.