Sociodiversidade é um princípio da antropologia, que diz respeito a fatores como distribuição geográfica, línguas faladas, etnias e organização social. O Brasil possui grande sociodiversidade, além das comunidades indígenas e grupos sociais distintos.
No Brasil podemos classificar a sociodiversidade brasileira como uma das mais ricas variedades culturais, ou seja, uma imensidão de etnias, raças, crenças, etc. ... A Constituição Federal de 1988 reconhece explicitamente aos índios suas religiões, protegendo-as como manifestação de sua cultura (art. 231 e 251, parag. 1º.).
Multiculturalidade e sociodiversidade O conceito de multiculturalidade vai unido, em antropologia, ao conceito de sociodiversidade como duas caras da mesma moeda. A sociedade é multicultural e, por isso, diversa.
Este tema se refere à compreensão de uma sociedade diversificada, com múltiplas formas de culturas; uma sociedade aberta e de oportunidades. ... Isto é: além dos limites que compõem os costumes ou culturas de índios, brancos e negros, base da formação étnica do Brasil.
De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.