Ao alcançar a puberdade, o nosso corpo muda. Antes da chegada do primeiro período, é normal sofrermos um crescimento rápido (especialmente de estatura), juntamente com um desenvolvimento dos seios, o crescimento de pelo na púbis, o alargamento das ancas e um aumento das secreções vaginais claras (fluxo vaginal).
No século XIX, a adolescência era demarcada como um período particular, e ao longo do século evidenciada como fase de potenciais riscos. O século XX consolidou a ideia da adolescência como uma etapa da vida dotada de características próprias, retentora de um estatuto legal e social.
O crescimento repentino (“estirão”) que acompanha a puberdade normalmente tem início quando os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer. O crescimento é relativamente mais rápido no início da puberdade (antes do início dos períodos menstruais) e atinge o ápice aproximadamente aos 12 anos de idade.
Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos.
Resposta. no homem além de crescer em estatura, ganha massa corpórea, o órgão reprodutor cresce também, ocorre o crescimento de pelo maior na região da face e alteração no tom da voz, caracterizando o dimorfismo sexual. ocorrem devido à maior produção hormonal nessa fase, no caso dos homens a testosterona.
As principais mudanças que ocorrem no corpo devido à puberdade masculina são:
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
A puberdade é um processo em que a criança se prepara para maturidade, ocorrendo o crescimento e desenvolvimento do corpo para o período adulto que está por vir. A vasta maioria dos meninos inicia puberdade entre 9 e 14 anos.