A Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade possui como objetivo regulamentar quanto à segurança dos serviços que de algum modo envolvam a eletricidade. ... A NR 10 deve contribuir com a segurança dos trabalhadores que lidam com eletricidade.
A Norma Regulamentadora 10 (NR 10), que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade), é uma das diretrizes utilizadas por empresas que atuam diretamente no controle e prevenção de explosões.
Geralmente, os equipamentos de segurança para o trabalho em altura são:
Por isso, o Fator de Queda é 2. Resumidamente, o ideal é que o fator de queda sempre seja igual ou inferior a 1. Afim de preservar a integridade física do trabalhador no caso de uma queda. Também evita que o equipamento seja exposto a condições mecânicas extremas.
Zona livre de queda: Distância mínima medida desde o ponto de ancoragem do disposi vo de ancoragem até o nível do chão, ou próxima plataforma inferior real, ou obstáculo significa vo mais próximo.
FQ = 3,0/1,5 = 2,0 O fator e gravidade da queda são diretamente proporcionais. Quanto maior o fator, maior a gravidade. Portanto, é recomendável reduzir o fator de queda sempre que possível.
O dispositivo de ancoragem (como ganchos, argolas e âncoras) é usado para ligar a ancoragem ao equipamento de conexão. Por sua vez, o equipamento de conexão (talabartes e travaquedas) prende-se ao cinturão paraquedista do trabalhador.
Entre os EPIs utilizados em Trabalho em Altura, o Talabarte, o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista e o Trava Quedas são de extrema importância para a correta proteção do trabalhador. Talabarte: sua função é conectar o trabalhador em uma estrutura segura, para que ele esteja preso durante a atividade.
Tipos de Trava-Quedas