Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. ... A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.
Cada tópico ou tema de uma Matriz de Referência é constituído por elementos que descrevem as habilidades que serão avaliadas nos itens, esses elementos são os Descritores.
Descritores de Língua Portuguesa
Nela os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas. As questões da prova são elaboradas com base numa matriz de referência, que é um documento norteador das habilidades a serem mensuradas, as quais são denominadas de Descritores.
O DeCS é um vocabulário controlado que tem por finalidade permitir o uso de terminologia comum para indexação e recuperação de artigos cien- tíficos nas bases de dados Medline e Lilacs. Os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facili- tar as pesquisas bibliográficas.
Descritores do Tópico I. D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto.
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL D7 – Identificar a tese de um texto. D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. D1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
Igualmente, descritores são expressões eleitas para uniformização de sinônimos de modo a facilitar a localização de dados (bibliografias, por exemplo) em bases específicas, tais como bibliotecas, sites de legislação, de jurisprudências, etc.
Sugestões de como trabalhar com os descritores
São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
EIXOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFA
Tipos de matemática A matemática tem muitos ramos. Entre os mais importantes estão: aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, cálculo diferencial, estatística e cálculo de probabilidades. A matemática também pode ser dividida em duas áreas gerais: pura e aplicada.
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.
Os Eixos Temáticos são o agrupamento de temas que auxiliam na orientação e no planejamento do trabalho, suscitando questões relacionadas à um determinado assunto e o articulando com outros assuntos. Estes Eixos Temáticos não são estanques, pelo contrário, são abertos e estão constantemente em construção.
No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal. Para relembrar abdome a coluna.
Os eixos da Educação Infantil
Eixos do corpo humano
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Significado de Eixo substantivo masculino Linha imaginária ou concreta capaz de atravessar o centro de um corpo, possibilitando que algo ao gire ao seu redor.
Dentre os termos anatômicos, pode-se citar:
Planos de delimitação O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.