Vento é um movimento natural de ar na atmosfera. Corrente de ar é um fluxo de ar,que dependendo da temperatura pode ser um corrente fria ou uma corrente quente.
As correntes de convecção se formam em razão da diferença de densidade do ar. Quando o ar é aquecido ele se expande e torna-se menos denso que o ar frio; dessa forma, o ar frio desce e o quente sobe formando as correntes de convecção.
Quando uma determinada quantidade de ar é aquecida, fica menos densa e sobe, deixando um espaço vazio no local onde estava. O ar frio adjacente tende a ocupar esse espaço vazio, formado-se dessa maneira as correntes de ar. Os ventos nada mais são do que ar em movimento.
Essas águas se subdividem em duas: a corrente das Guianas, que segue para o norte da América do Sul, e a corrente do Brasil, que vem na direção do nosso país e percorre a zona costeira no sentido norte-sul.
As principais correntes marinhas do mundo são: a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa leste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido norte-sul pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico e, que está relacionada com o ...
Correntes marítimas são deslocamentos de massas de água oceânicas geradas pela inércia de rotação do planeta e pelos ventos. As correntes se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e por isso apresentam influência direta na pesca, vida marinha e no clima.
As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.
A principal causa de movimento profundo de correntes oceânicas é o movimento de rotação da Terra. O movimento na superfície das correntes oceânicas tem como causas o deslocamento dos ventos e das massas de ar, bem como,das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica.
As correntes frias existem porque se formam nas regiões polares do globo, ou seja, carregam consigo o " pouco calor" dessas regioes, enquanto que as correntes quentes existem porque sao formadas em regiões equatoriais e/ou tropicais, carregando consigo o calor mais intenso dessas regiões, bem como sua umidade.
Resposta: Outra importante função das correntes marítimas em relação ao clima global é a distribuição das temperaturas, que impede que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, pois distribuem o calor.
Resposta. Resposta: As correntes marítimas se formam: pelo deslocamento dos ventos na superfície da água, pelo movimento de rotação da terra e pelas diferenças de densidade entre regiões com diferentes temperaturas.
No que diz respeito as correntes marítimas temos que elas amenizam o clima, deixando o frio nem o calor não tão intensos. Isso ocorre porque a água demora mais a perder calor. Quando amanhece a água ainda está mais fresca e a brisa marítima diminui a sensação de calor.
A água esfria e faz o caminho de volta até os mares da Antártida. Quanto mais rápida essa corrente, mais calor da superfície do mar é dissipado nas profundezas do oceano, o que dá uma segurada no aquecimento do planeta. ... Foi nessa época que o mundo começou a prestar atenção às consequências do aquecimento global.
altas latitudes: ocorre a incidência de raios solares de maneira extremamente inclinada, essa característica favorece a formação de temperaturas em torno de 10ºC. ... baixa latitude: os raios solares incidem de forma quase que perpendicular, diante desse fator, as temperaturas são elevadas, em média sempre acima de 20ºC.