Vários países compõem hoje a região: Albânia, Grécia, parte da Turquia na Europa, Romênia, Bulgária, além das repúblicas que compunham a ex-Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Sérvia e, desde fevereiro de 2008, Kosovo.
“Um dos principais focos de atrito entre as potencias europeias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacio- nalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou. ... Nos Bálcãs, diversas etnias reivindicavam a autonomia de seus territórios.
Desde o início das civilizações clássicas a Península Balcânica foi alvo de disputas entre diferentes povos (gregos, romanos, macedônios, etc.), devido à sua posição estratégica entre os continentes da Europa, África e Ásia, no Mar Mediterrâneo. Na época do imperialismo dos séculos XIX e XX não foi diferente.
Aliás, os sérvios já estiveram envolvidos na deflagração da Primeira Guerra. Foi um estudante sérvio chamado Gavrilo Princip, pertencente a uma associação secreta conhecida como "Mão Negra", quem assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria.
A Guerra do Contestado foi um conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo.
A crise nos Balcãs iniciou-se quando a Áustria resolveu anexar as províncias da Bósnia e da Herzegovina ao seu território. ... Quando os vencedores desentenderam-se quanto à partilha, a Áustria, receosa da expansão Sérvia no ocidente, forçou diplomaticamente o reconhecimento da Albânia como Estado independente.
A Região dos Bálcãs se transformou no "barril de pólvora" da Europa por reunir uma série de povos com culturas diferentes, cada um deles apoiado por uma superpotência rival.
Ela se originou nos Bálcãs pois lá foi assassinado o Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro ao trono do Império Austro-Húngaro, tendo o Império Russo e o Império Alemão assumido lados diferentes no conflito entre os Austríacos e os Sérvios.
Século XX. A disputa pelos territórios turcos nos Balcãs, entre a Turquia a os países da península, marcou os primeiros anos do século XX com as chamadas guerras balcânicas. ... Em 1914, a rivalidade entre a Rússia e a Áustria pelo domínio da região desencadeou a primeira guerra mundial.
A região dos "BALCÃS" não recebeu esse nome de "barril de pólvora" em vão,pois esse lugar foi o estopim para que a "1ª guerra mundial" acontecesse. Explicação: ... Esses conflitos na península balcânica resultaram (como muitos acreditam( nas causas do possível desencadeamento da 1 guerra mundial.
A "Questão Balcânica" era o nome dado ao conjunto de disputas geopolíticas em torno dos Bálcãs, região que estava sob a influência de três potências mundiais (Império Russo, Turco-Otomano e Austro-Húngaro), que disputavam o controle da região.
A partir do ano 3 500 a.C., a região foi colonizada por seminômades provenientes das estepes russas, e posteriormente por povos da Europa central. A região pertenceu a vários povos, como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos.
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
aqueus
Resposta. Na Península Balcânica,onde a Hélade (Grécia) surgiu, era de um terreno muito montanhoso e de difícil acesso à algumas pólis, porém, muitas dessas pólis ficaram à beira de mares, o que permitiu o desenvolvimento comercial grego.
A Geografia As terras eram férteis e havia muitos minerais, o que movimentava a economia dos seus habitantes. Mais ao sul se encontra a Lacônia, área pantanosa e repleta de desfiladeiros onde tinham poucas áreas férteis que não favoreceram o comércio e desencorajaram a navegação marítima.
continente europeu
Resposta. Resposta: A Grécia Antiga nasceu na região sul da Península Balcânica e também dominou outras regiões vizinhas como a Península Itálica, a Ásia Menor e algumas ilhas do Mar Egeu.
Resposta. No sentido educacional e de sensibilidade como seres humanos.
A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade.
Cada polis tinha sua própria organização social e algumas, como Atenas, admitiam a escravidão, por dívida ou guerras. Por sua vez, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos estatais, que pertenciam ao governo espartano. Ambas as cidades tinham uma oligarquia rural que os governava.
A política grega era descentralizada, ou seja, não havia um líder político de todo o território grego. Cada cidade-Estado (pólis) possuía o seu próprio governo, suas próprias leis e a sua própria organização social.
A organização política mais relevante na Grécia antiga, foi a sua divisão em cidades-estado, sendo que estas eram politicamente Os reis e a aristocracia . A aristocracia era a elite do povo grego , e só podiam fazer parte dela , os homens (sexo masculino) de pais e mães gregos (as).
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.
O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado. Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidades-Estado que surgiu a forma de governo parecida com o que hoje se conhece como política.
A invenção da política Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas características da autoridade e do poder. ... Podemos entender política como a luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a extensão do poder.
A filosofia política ocidental surgiu na Grécia antiga e dizia a respeito sobre a convivência dos habitantes dentro das cidades-estado gregas. ... Tais cidades contemplavam as mais variadas formas de organização política como a aristocracia, democracia, monarquia, oligarquia e, até, a tirania.