A) Capilares linfáticos Junto à estas células endoteliais temos os filamento de ancoragem (células de Casley Smith), que ao serem estirada, promovem “abertura” e “fechamento” destas células endoteliais. Os orifícios que permitem esta “entrada” através da captação e impedem o refluxo, é denominado zonulae.
O inchaço dos linfonodos pode indicar uma infecção. Pescoço, virilha e axila apresentam linfonodos que aumentam de tamanho e podem ser sentidos. Geralmente, o inchaço ocorre em cada área de linfonodo por vez, porém pode acontecer de mais de uma área estar acometida.
Função dos linfonodos Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
A íngua é uma resposta a um quadro infeccioso, e portanto seu paciente apresentando-a será motivo de contra-indicação para a realização da drenagem linfática manual. O bombeamento dos linfonodos durante a execução da massagem poderá disseminar o agente infeccioso e por isso temos a precaução de não realizar a mesma.
O que são linfonodos? Linfonodos ou gânglios linfáticos, são estruturas que fazem parte de nosso sistema imune. Têm um formato parecido ao de um ovo ou feijão e seu tamanho normal não passa de 1 cm de diâmetro. Estão localizados em vários pontos estratégicos do nosso corpo.