As frentes de ar são as zonas de contato entre duas diferentes massas de ar. Portanto, quando uma massa de ar quente e uma massa de ar fria encontram-se, forma-se, entre elas, uma frente, que adquirirá as características daquela massa que estiver preponderante em termos de comportamento climático.
Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar comparativamente mais frio se move para onde o ar mais quente está presente. O ar mais seco e frio forma um limite íngreme sob o ar mais quente e úmido da superfície e eleva esse ar.
Massas de ar são grandes porções de ar que possuem condições internas de temperatura, pressão e umidade homogêneas. As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.
As massas de ar têm elevado poder de promover modificações no clima terrestre de variadas regiões. Isso porque estas são responsáveis pelo processo de resfriamento das variadas zonas do planeta, bem como são as que determinam o aquecimento de demais regiões.
A mPa – Polar Atlântica – chamada também de Polar Antártica, é a massa de ar frio que determina, durante c inverno, o estado de tempo ou comportamento atmosférico na Região Sul. Os avanços da Polar Atlântica provocam ondas de frio na Região Sul, na Região Sudeste e no Centro-Oeste.
Resposta. Resposta: mPa, ou seja, Massa Polar atlântica.
Resposta. Resposta: Nem todas as massas sao quentes e nem frias pois DEZEMBRO é o mês da Chuva entao assim podemos dizer que nao, nem todas sao quentes e frias!