As veias varicosas são veias superficiais das pernas anormalmente dilatadas. Elas podem doer, provocar coceiras ou sensação de cansaço. Os médicos podem detectar veias varicosas examinando a pele. Cirurgia ou o tratamento com injeções podem remover as veias varicosas, mas é comum que novas veias varicosas se formem.
Quando um indivíduo apresenta varizes associadas às veias perfurantes insuficientes, não basta apenas retirar estas varizes, é necessário retirar ou desconectar estas perfurantes. Nas cirurgias convencionais isto normalmente é feito por pequenas incisões.
Entretanto, estas veias podem dilatar e deixar de conduzir o sangue no sentido correto, é o que chamamos de refluxo nas veias safenas. As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem outras varizes ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas.
Os principais tratamento para a veia safena são:
Gustavo Telles, cirurgião vascular do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que existem três indicações para o procedimento: 1) estética, para resolver o problema e prevenir a piora do quadro; 2) funcional, quando as veias estão muito dilatadas e o paciente apresenta sintomas e 3) nos casos de urgência, caracterizados ...