EQST

O Que So Clulas-Guarda?

O que são células-Guarda?

Cada uma das duas células epidérmicas, também conhecidas por células labiais estomáticas ou ostiolares, geralmente com forma de rim, que fazem parte do complexo estomático. As células-guarda dispõem-se no estoma com as concavidades voltadas uma para a outra, de forma a delimitar o ostíolo.

Qual o papel das células-guarda?

As células-guarda apresentam o importante papel de controlar a abertura e o fechamento dos estômatos e, portanto, garantir a troca gasosa.

O que faz o Estomato abrir e fechar?

A abertura e o fechamento do estômato são determinados por mudanças na células-guardas. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.

Qual é a função dos estômatos?

Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. ... É por essa abertura que se estabelece a comunicação entre o ambiente interno da folha e o ambiente externo, favorecendo a transpiração e a troca de gases.

Qual é a função das Lenticelas?

Lenticelas são órgãos de arejamento, de formato poroso, encontrados nos caules, raízes e alguns frutos de plantas lenhosas, e que funcionalmente substituem os estômatos. ... Há um consenso de que as lenticelas auxiliam nas trocas gasosas, uma função que a periderme não poderia realizar pelo acúmulo de suberina.

Qual é a função do xilema e floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

O que é o xilema secundário?

O xilema é um tecido de condução encontrado no corpo da planta em crescimento primário e secundário. O xilema é chamado de primário quando é formado a partir do procâmbio (tecido meristemático primário) e é chamado de secundário quando é formado a partir do câmbio vascular (meristema secundário ou lateral).

Como ocorre o processo de formação da parede secundária nas células do xilema?

A lignina é um componente frequente nas paredes secundárias de tecidos como o xilema e o esclerênquima. A lignina aparece incrustando a matriz da parede e a sua produção se inicia na lamela mediana, progredindo até atingir a parede secundária, onde está presente em maior intensidade.

Qual a origem do xilema e floema?

O xilema e o floema são formados por células que tem como origem os meristemas (primários e secundários). ... Já no floema são mais comuns os elementos crivados, que são compostos por células vivas e não possuem núcleo. Estes elementos crivados possuem, em suas extremidades, áreas por onde ocorre a circulação da seiva.

Como se explica a condução da seiva elaborada?

O transporte da seiva elaborada é realizado pelo floema. Nas células das folhas forma-se a sacarose, que se difunde pelas células do parênquima clorofiliano até o floema. ... Com a saída da sacarose, a pressão osmótica da célula do vaso diminui e ela perde água para o órgão consumidor.

Qual relação é possível fazer entre o nosso sangue e a seiva das plantas?

Nas plantas, assim como nos animais, observamos a presença de dois vasos condutores, como as veias que levam sangue do corpo ao coração e as artérias que levam sangue do coração para o corpo, o Xilema leva a seiva bruta para todo o organismo do vegetal e o Floema leva a seiva elaborada, também, para toda a planta.