Afirma-se que o conceito de programa motor coloca muita ênfase na organização, controle e representação de toda ação no sistema nervoso central e ignora muitos dos aspectos dinâmicos do movimento, tais como as propriedades contráteis musculares e as escolhidas freqüências de oscilação dos segmentos dos membros.
MARTENIUK (1986) define o feedback como sendo uma resposta produzida pelo movimento realizado, obtendo informações cinéticas e cinemáticas do mesmo. SCHMIDT (1993) afirma que feedback é qualquer tipo de informação sensorial sobre o movimento, não exclusivamente com referência a erros.
Conceito sobre o corpo em movimento. As Habilidades Motoras Básicas são: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar). O correr é usado em muitas brincadeiras e jogos esportivos como futebol, pega-pega, queimada, entre outros.
As habilidades motoras são classificadas em: A. afetiva, cognitivas e psicomotoras.
As principais habilidades específicas citadas por Freire (2006) são: passe, controle de bola, condução, desarme, drible, cabeceio, finalização.
Habilidade Aberta É uma habilidade executada em ambiente imprevisível ou que está em movimento e que requer que as pessoas adaptem seus movimentos em resposta às propriedades dinâmicas do ambiente.
É através dos novos movimentos proporcionados pelo crescimento entre erros e tentativas que é possível aprender uma nova habilidade motora. O movimento criará novos desafios para aquela criança, que deve aprender a superá-los.
A aprendizagem motora é um processo verificado, basicamente, por alterações no comportamento motor e que permanecem intrinsecamente para o indivíduo.
20. Equivalência motora: atingida quando o indivíduo estabilizado pode gerar um conjunto de soluções diferentes para uma mesma tarefa motora, mesmo quando as condições externas não variam.