A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939. A blitzkrieg foi fundamental para os sucessos dos exércitos alemães na primeira fase da guerra.
Em relação à segunda guerra mundial, é correto afirmar que Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
invasão da Polônia
7 de dezembro de 1941
A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí.
Resposta. Resposta: O principal motivo que causou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial foi o acordo de solidariedade e diplomacia realizado com a Inglaterra e o ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor.
O que levou os E.U.A a entrar na Primeira Guerra Mundial foi uma suposta aliança entre o México e a Alemanha. Afundamento de navios americanos que levavam suprimentos para outros países da Tríplice entente pelos alemães.
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
Resposta. Os EUA entrou EFETIVAMENTE na terceira fase da 1 guerra- antes eles apenas ajudavam a Inglaterra devido a dividas com ela-, pois a Alemanha afundou barcos deles. A aliança beneficiada foi a Tríplice Entente...
invasão da Polônia
O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra. ... O Plano Marshall vigorou entre 1947 e 1951, sendo o principal motivo para o rápido arranque econômico dos países europeus.
A URSS criou a COMECON (conselho de assistência econômica mutua)- a criação da Comecon resultou da necessidade estratégica de a URSS se defender da pressão econômica resultante da aplicação do Plano Marshall na Europa ocidental. A Comecon foi extinta em 1991.
As ações do Plano Marshall deram-se pela ajuda econômica dos EUA à Europa com um aporte de 13 bilhões de dólares na época, que hoje somariam mais de 140 bilhões com valores corrigidos. ... Os interesses estadunidenses em sua implementação foi o rolamento de uma dívida que seria paga posteriormente pelos países Europeus.
Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ele foi implementado por meio de assistência técnica e financeira com objetivo de ajudar os países da Europa a se reerguer após a guerra.
A principal característica do programa era a concessão de empréstimos a juros baixos aos países europeus que aceitassem as condições impostas pelos norte-americanos.
Os fundamentos básicos do Plano Marshall eram a ideia de que era necessário aproximar os Estados Unidos dos países devastados pela guerra, como uma forma de criar laços econômicos e culturais que aproximassem estes países do modelo econômico estadunidense.
As doações e empréstimos seriam feitos com base nas necessidades econômicas européias, dessa forma o Plano Marshall teve a aceitação por parte dos países da Europa Ocidental em 1948, no qual foi entregue aproximadamente 17 bilhões de dólares, os países que usufruíram do plano foram Inglaterra, Alemanha, Itália e França ...
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general americano George C. Marshall, foi implementado a partir de 1947, com o objetivo de reconstruir os países europeus.
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Assim, o Plano Marshall era parte da chamada Doutrina Truman, nome dado à política externa dos Estados Unidos a partir de março de 1947, quando o presidente fez um discurso de combate à ameaça comunista. Por quatro anos, a partir de 8 de abril de 1948, dezesseis países, receberam ajuda proveniente do Plano Marshall.
Para reconstruir a Europa Ocidental, algumas nações europeias decidiram cooperar. Em 1950, o ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, propôs uma parceria entre França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.
Resposta. O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. ... Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
Como o Plano Marshall ajudou a economia europeia No período em que houve este auxílio 3% do que era produzido pelos Estados Unidos destinaram-se ao Plano Marshall. Os países que mais receberam desta ajuda foram França, Reino Unido e Alemanha Ocidental.
O Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia), um aprofundamento da Doutrina Truman, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
"É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall – 5. VI.