A maneira adequada de responder esta pergunta é mostrar que você tem clareza do mercado de sua área e do seu plano de carreira. São Paulo – Durante uma entrevista de emprego, a última coisa que o candidato quer passar para o recrutador é a imagem de um profissional ruim.
Não importa se o empregador foi o responsável por sua demissão, esse não é o momento certo para desabafar. Na entrevista seja cordial, respeitoso e não fale, em momento algum, mal do seu antigo empregador. Você pode e deve relatar suas experiências na empresa, porém, sem denegrir a imagem da mesma.
demonstrar que essa é uma oportunidade para sua carreira; citar alguns motivos (cultura, reputação, capacidade de inovação etc) que fazem daquela uma empresa interessante para você; demonstrar entusiasmo, dinamismo e motivação na fala; evitar respostas genéricas que todo mundo dá.
Se você tem um emprego, é uma boa ideia pedir um salário igual ou superior ao que você já recebe, segundo Xavier. No caso de quem está fora do mercado, a dica é pedir até 10% menos, com base na sua última remuneração. “Se você ganhava 10 mil reais, por exemplo, vale propor algo em torno de 9 mil”, diz o especialista.