A Taxa Interna de Retorno é definida como a taxa de desconto que iguala o valor atual líquido dos fluxos de caixa de um projeto a zero. ... Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que anula o VPL.
O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa).
Do inglês Internal Rate of Return, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é um método muito utilizado para análise da viabilidade de projetos de investimento e no campo da engenharia econômica. A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero.
Por isso, para calcular o payback de um investimento, utiliza-se a seguinte fórmula: Payback = Investimento Inicial / Ganhos no período.
O payback mostra em quanto tempo você recupera o dinheiro investido em um projeto. ... O payback é um indicador que mostra em quanto tempo você vai recuperar um valor investido em determinado projeto, negócio ou aplicação.
O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula econômico-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. ...
Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
Para inserir os valores do fluxo de caixa: