Na visão ântero-posterior o terapeuta analisará o triângulo de Talles formado entre o tórax e o antebraço. Caso esse triângulo apresente-se maior em um dos lados poderá significar uma escoliose com a concavidade voltada para o mesmo, ou um valgo acentuado do cotovelo o chamado “cubitus valgus”.
Escoliose é um desvio látero-láteral que ocorre na coluna vertebral, ou seja, a coluna fica deformada lateralmente, formando como se fosse uma letra “s”. Temos curvaturas na coluna que são naturais, são: lordose lombar, cifose torácica e a lordose cervical, veja na figura ao lado para melhor entendimento.
O que é a escoliose lombar? A escoliose lombar ocorre quando uma parte da coluna vertebral se curva para um lado. Isso pode acontecer em qualquer região da coluna, mas é mais comum na parte inferior das costas, conhecida como escoliose lombar, e na altura do tórax, denominada escoliose tóraco-lombar.
Escoliose Vertebral: O corpo vertebral gira para o lado convexo e o processo espinhoso para o lado côncavo. As costelas acompanham a rotação vertebral, girando para trás e para cima no lado convexo, e para frente no lado côncavo. Devem ser consideradas como escolioses “verdadeiras” curvas maiores que 10º Cobb.
Em outras palavras: a principal característica da escoliose é a presença de uma curvatura lateral no plano tridimensional do movimento (esquerda/direita, frente/costas e ao redor do próprio eixo pela rotação de uma vértebra) o que lhe confere a aparência de um C (uma só curvatura) ou de um S (mais de uma curvatura).
Um dos sinais mais comuns de escoliose é um ombro prominente, geralmente o ombro direito. Outros sinais incluem ombros irregulares e a pelve sendo de um lado e superior m um lado do outro.
Diagnóstico. Um médico pode diagnosticar a escoliose com um exame de diagnóstico como uma radiografia, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (IRM) da coluna vertebral. A curvatura da coluna vertebral, em seguida, é medida e expressa em termos de graus.
Exercícios Para Escoliose
A escoliose é uma curvatura da coluna vertebral que geralmente vem de nascimento e agrava na vida adulta. Em alguns casos, a curvatura fica muito acentuada e pode exigir cirurgia de fusão espinhal, normalmente realizada pelo médico de coluna neurocirurgião.