A ß oxidação é um processo catabólico de ácidos graxos que consiste na sua oxidação mitocondrial. Eles sofrem remoção, por oxidação, de sucessivas unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. ... Oxidação de um grupo hidroxila a carbonila, tendo como resultado uma beta-cetoacil-CoA e NADH.
Uma grande quantidade do acetil-CoA produzido pela b-oxidação dos ácidos gordos nas mitocôndrias do fígado é convertida em acetoacetato e b-hidroxibutirato (também denominados corpos cetónicos). Estes compostos podem ser usados pelo coração e pelos músculos esqueléticos para produzir energia.
A beta oxidação dos ácidos gordos é uma importante fonte de energia para a produção de ATP na mitocôndria através da entrada de acetil-coA no ciclo de Krebs e na cadeia transportadora de electrões .
A função primária da L-carnitina no organismo é facilitar a utilização de ácidos graxos para a produção de energia. A L-carnitina é responsável pelo transporte de ácidos graxos de cadeia longa para o interior da mitocôndria, onde sofrem a β-oxidação.
A carnitina (3-hidroxi-4-N-trimetilamino--butirato) é uma amina quaternária com função fundamental na geração de energia pela célula, pois age nas reações transferidoras de ácidos graxos livres de cadeia longa do citosol para mitocôndrias, facilitando sua oxidação e geração de adenosina trifosfato (ATP).
No organismo, a L-carnitina participa da geração de energia pelas células a partir da gordura. Justamente daí surgiu a ideia de que ingerir a substância isolada como suplemento poderia acelerar ou otimizar o processo de emagrecimento ou de perda de gordura corporal.
- Suporta a saúde cardiovascular reduzindo a pressão sanguínea, relaxando os vasos sanguíneos e reduzindo os níveis de colesterol; - Também pode reduzir a dor de quem sofre de artrite reumática; - Pode ser útil para os sintomas da doença de Crohn (Tipo de doença inflamatória intestinal).