O organograma pode ser definido como a representação gráfica da estrutura administrativa de uma organização. Nele, é possível apresentar a estrutura organizacional da empresa, visualizando os níveis hierárquicos e a distribuição dos cargos.
Por meio de um organograma, uma empresa pode representar, de forma gráfica, sua organização administrativa. ... O principal objetivo de um organograma é justamente facilitar a compreensão dessas relações hierárquicas e a integração entre as áreas e cargos, tanto por parte do público externo quanto pelos colaboradores.
Unidade de comando na administração: a importância da hierarquia em uma empresa. A hierarquia define a estrutura da empresa no que diz respeito a cargos, funções e processos de produção. ... Hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece níveis de poder e importância.
1. Conceito: é um gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma. ... Portanto, é um gráfico derivativo do organograma – não há funcionograma se não existir organograma.
O lotacionograma é o gráfico ou instrumento de organização que se destina a fornecer uma visão exata da disposição dos recursos humanos no seio da Instituição, facilitando a coordenação das reservas braçais e intelectuais disponíveis e favorecendo possíveis trabalhos de remanejamento ou de reorganização.
Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa, isto é, do desenho organizacional. Consiste na configuração global dos cargos e da relação entre as funções, autoridade e subordinação no ambiente interno de uma organização.
Em microeconomia, uma função produção expressa a relação entre as entradas (inputs) e as saídas (outputs) de uma organização. Ou seja, descreve, de forma gráfica ou matemática, os outputs que deverão ser obtidos da combinação de diferentes quantidades de inputs.