Procedimentos de renovação celular Os tratamentos de renovação celular são indicados para a pele de rosto e corpo e promovem a descamação das células mortas da epiderme, estimulando e acelerando o surgimento de novas células. Resultado final? Uma pele de aparência mais jovem, brilhante e bonita.
A pele tem o seu próprio ciclo de renovação. As células da pele são continuamente regeneradas na camada inferior e superior e movimentam-se para cima para substituir as células mais envelhecidas da superfície da pele.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
As estruturas que se localizam na derme são: Vaso sanguíneos, vasos linfáticos, glândulas sudoríparas, raiz dos pelos, músculos eretores dos pelos, folículo piloso e glândulas sebáceas.
Córnea: é a camada mais externa. Contém células anucleadas e proteína dura, fibrosa e insolúvel. Tem função de prevenir perda de líquido corpóreo e entrada de água, além de ser barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções; Lúcida: camada presente apenas nas palmas das mãos e planta dos pés.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica. A função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo.
São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele. Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. Nos mamíferos os vasos sanguíneos da derme desempenham um importante papel na manutenção da temperatura corporal.
Pode ter uma camada variável de tecido adiposo dependendo da região do corpo. Além da função de reservatório energético, a hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos.
A tela subcutânea ou hipoderme tem origem a partir do mesoderma e se apresenta rica em tecido adiposo, que tem como função armazenar substrato energético, proteger contra choques mecânicos, age como isolante térmico. armazenam o maior volume de gordura, tem maior eixo horizontal.
A hipoderme compõe-se por duas camadas: areolar e lamelar (Azulay e Azulay, 1999). A camada areolar da hipoderme é composta por adipócitos globulares e volumosos, em disposição vertical, onde os vasos sanguíneos são numerosos e delicados.
Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor.