A balança de precisão também conhecida como balança analítica ou balança semi- analítica é um equipamento de laboratório muito utilizado em diversos segmentos: indústria farmacêutica, indústria química, farmácias de manipulação, pesquisa e desenvolvimento entre outros.
As balanças para laboratório são equipamentos específicos para medições precisas da massa de um corpo em laboratório, para segmentos em que análises, formulações e experimentos em geral requerem total precisão.
Apresentamos abaixo algumas dicas para utilizar de forma correta esse equipamento.
A principal diferença entre a balança analítica e semi analítica são suas precisões, uma vez que a analítica pode chegar a precisão de 0,0001g, enquanto a pesa com precisão de até 0,001g.
As balanças analíticas são utilizadas quando há a necessidade de analisar uma determinada grandeza com grande precisão. Para que esses instrumentos atuem com máxima eficiência, é necessário que faça a sua calibração periodicamente.
Uma balança está precisa quando repete o resultado das medições de um mesmo objeto. Não importa se o resultado está correto. O que vale é fornecer valores iguais. Então, a precisão está ligada ao conceito de repetibilidade, ou seja, se a balança repete o resultado, ele está precisa.
Usadas para a medição de amostras pequenas, as balanças de precisão fornecem uma maneira exata, rápida e simples de determinar o peso de itens como material particulado. Por serem menos sensíveis às flutuações de temperatura e correntes de ar, as balanças de precisão não necessitam de salas controladas.
Entende-se como precisão a proximidade entre os valores obtidos pela repetição do processo de medição, ou seja, é a tolerância do erro de medição para determinado medidor.
Para fazer isso, calcule a diferença de cada um dos resultados a partir da média, eleve ao quadrado cada resultado e estabeleça a média. Por exemplo, se a diferença da média de um conjunto de dados foi 1, 2, -2 e -1, a variância seria de 2,5. Isto é, a média de 1, 4, 4 e 1.
Measurement System Analysis (MSA) ou Análise do Sistema de Medição consiste em um método objetivo para avaliar a validade de um sistema de medição e minimizar os fatores que contribuem para a variação de processos, ou seja, fatores ambientais, de temperatura, humidade e até mesmo fatores humanos.
A repetibilidade mede a correlação média entre dois fenótipos sucessivos de um mesmo indivíduo. As diferenças entre os fenótipos repetidos de um animal refletem um efeito especial de ambiente já que o genótipo não muda.