Macho: 1.
Macho: 45 – 160 kgAdulto
Ovinos
Um boi perde cerca 6% do peso desde a pesagem na fazenda, transporte para o frigorífico e o período no qual permanece no curral de espera até a matança. Normalmente esta perda não afeta o peso de carcaça, a menos que o jejum seja maior que 48 horas.
O Gerenciamento Matricial de Despesas – GMD – é um método de elaboração e, principalmente, de controle orçamentário baseado em três princípios.
Dividindo o custo diário por cabeça pelo ganho de 500 gramas de carcaça e em seguida multiplicando o resultado por 15 (peso de uma @) chega-se ao valor da @ engordada. Outra maneira é considerar o rendimento do ganho igual ao rendimento final da carcaça.
O GMD consiste no cálculo do peso atual do animal, menos o peso inicial de quando ele entrou na fazenda, dividido pela quantidade de dias que está pastejando. Fácil, não é mesmo? Com o resultado, será possível avaliar o desempenho individual de cada bovino.
Nos sistemas produtivos, o ganho de peso animal em pastagem (sem suplementação) está ao redor de 600 gramas por dia no verão e por volta de 0 a 150 gramas no inverno, em sistemas bem manejados.
Quanto de peso o boi ganha por dia? Geralmente, o ganho de peso por animal ao dia é de 1,5 Kg.
O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica. Quanto melhor for à conversão alimentar para uma mesma dieta, menor será o custo da @ engordada.
A Conversão Alimentar é uma medida de produtividade animal que é definida pelo consumo total de ração, dividido pelo seu peso médio. Os dois índices diretos que têm maior influência no custo de produção são sem dúvida, o peso médio e a conversão alimentar.
Porque dizemos que para o valor numérico da conversão alimentar (CA) quanto menor, melhor? Porque o valor da conversão é equivalente à quanto o animal está comento para alcançar 1kg de produto animal ou unidade de peso vivo/dúzia de ovos, então é melhor que o animal esteja comendo menos e pesando mais.
por frango, o Índice de Conversão alimentar (I.C.A.) pode ser então calculado dividindo-se 4250 (Consumo médio de ração por ave) por 2360 (ganho de peso médio por ave), resultando em 1,80. Isto equivale a dizer que, para cada quilo de ganho de peso da ave foram necessários 1,80 Kg de ração.
Esse índice leva em consideração o peso vivo, viabilidade, idade e a conversão alimentar (CA), de acordo com a seguinte fórmula:
Para muitos, uma taxa de desmame para ser considerada de média a boa, deve estar acima de 75%. A fórmula para o cálculo da taxa de desmame expresso em porcentagem (%) é a seguinte: número de bezerros desmamados multiplicado por 100 e dividido pelo número de fêmeas cobertas ou inseminada.
O cálculo exato do intervalo entre parto projetado é feito da seguinte forma: Dias em aberto mais o período de gestação médio da raça do rebanho (Holandesa 279 dias, Jersey 279, Gir 290 dias), dividido por 30,25 dias/mês (para se corrigir a diferença entre meses com 28, 30 e 31 dias).
Índices Zootécnicos
Na verdade os índices zootécnicos são dados produtivos, quantitativos e qualitativos, que refletem em números o desempenho da sua produção. Eles são taxas que, estabelecidas pela literatura, conseguem conduzir o comportamento do produtor independentemente de qual é o modelo de negócio dessa fazenda.
Para calcular a taxa de prenhez, primeiro devemos determinar a taxa de detecção de cio do rebanho, ou a taxa de inseminação. A taxa de detecção de cio (TDC) é calculada dividindo o número de vacas inseminadas no período de 21 dias pelo número de vacas disponíveis para serem inseminadas no mesmo período.
- TAXA DE DESMAME (%) – é um dos mais importantes, pois representa o total de animais desmamados em relação às vacas expostas em reprodução dentro de um determinado ano agropecuário.