elas são: Coração esquerdo: arte ria aorta e veias pulmonares. Coração direito: veias cavas cranial e caudal e artéria tronco pulmonar.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação. No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior.
e) Os vasos da base estão localizados na parte inferior do coração.
Artéria troncopulmonar: Divide-se em artéria pulmonar direita e esquerda, e que levam o sangue do ventrículo direito para os pulmões. Veias pulmonares: são duas direitas e duas esquerdas e trazem o sangue do pulmão para o átrio esquerdo. Artéria Aorta: leva o sangue do ventrículo esquerdo para o restante do corpo.
São vasos da base do coração aqueles que tem acesso direto as câmaras cardíacas. Os vasos que transportam sangue em direção ao coração são denominados veias e desembocam nos átrios, enquanto os vasos que saem do coração são denominados artérias e saem dos ventrículos.
A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. As artérias se dividem em ramos cada vez menores, até os capilares sistêmicos, que são vasos extremamente finos através dos quais o oxigênio sai para os tecidos.
O coração em funcionamento As válvulas que existem no limite do coração com as artérias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrículo direito é enviado para os pulmões e o que sai do ventrículo esquerdo ganha o restante do corpo através da artéria aorta.
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
Qual a função do coração? A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo.
O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.
Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico.
Retiramos cirurgicamente um pedaço da veia safena da perna (isso mesmo: a veia safena se localiza na perna!) e colocamos lá no coração.
As veias do corpo humano: as cardíacas e o seio coronário A principal veia do coração recebe o nome de seio coronário, e recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Localizado no sulco coronário, o seio coronário se abre no átrio direito, e é um canal bastante amplo para onde são drenadas as veias.
A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso. As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano.
Então vamos à lista de sinais para saber se a veia do coração está entupida:
Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração
Exames laboratoriais para avaliar o coração Existem alguns exames de sangue que podem ser realizados para avaliar o coração, como a Troponina, CPK ou CK-MB, por exemplo, que são marcadores musculares que podem ser usados na avaliação de infarto agudo do miocárdio.
O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco.