adjetivo Que apresenta limites; limitado: este consultório está restrito aos pacientes. Que foi feito para um grupo em específico; exclusivo: entrada restrita a funcionários. De tamanho reduzido: sua inteligência é restrita. Contido por certos limites: restrito aos horários de trabalho, não se formou.
adjetivo Dito ou escrito resumidamente; com poucas palavras; conciso, lacônico: narração sucinta. Restrito ao necessário; breve, curto: apresentação sucinta. Etimologia (origem da palavra sucinta). Feminino de sucinto.
adjetivo Resultado do processo de sintetização; que foi resumido. Tornado síntese; em que há sintetização; sintético. Que foi unido por síntese; resumido ou substanciado.
verbo transitivo direto Criticar através de sátiras: um humorista que satiriza o governo. verbo intransitivo Produzir, compor, sátiras: alguns escritores satirizam com perfeição. Etimologia (origem da palavra satirizar). Sátira + izar.
verbo transitivo direto e pronominal Descrever algo relacionando uma coisa com outra; não admitir ou tomar como absoluto, completo, restrito: relativizar um problema; as questões se relativizaram com a nova teoria. Etimologia (origem da palavra relativizar).
A forma correta de escrita da palavra é sucinto, com a sílaba inicial su. A palavra suscinto, com s no final da primeira sílaba, está errada. O adjetivo sucinto caracteriza algo breve e conciso, que se indica em poucas palavras, estando resumido ao essencial e ao necessário.
Significado de Adorna Adorna vem do verbo adornar. O mesmo que: aderna, aformoseia, alinda, aparata, atavia, decora, embeleza, enfeita, engalana.
Que está ornado, embelezado.
Os adornos são decorações, enfeites. Têm a função de embelezar ou melhorar a aparência de algo. Por exemplo: “Gostas do ornamento que comprei para a sala de estar? ... Uma escultura de madeira, um porta-retrato com uma foto, um vaso ou uma tela são ornamentos.
substantivo masculino Aquilo que pode embelezar ou ser utilizado para enfeitar ou tornar alguém ou alguma coisa mais atraente; enfeite, ornato, atavio.
Dentro do conceito tradicional, adornos se referem ao que serve para enfeitar e embelezar. Podem ser denominados como atavios, enfeites, artefatos, ornamentos ou adereços.