O tempo de maturação dos frutos pode variar entre 140 a 180 dias e, em regiões mais frias, pode até levar 210 dias entre o florescimento e a colheita dos frutos.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
A Fusariose é uma doença que ataca as raízes da planta, provocada pelo fungo Fusarium oxysporum f. passiflorae, que se dissemina de uma planta para a outra. Ocorre em focos isolados, começando a murcha pelas extremidades do ramo, quando as raízes do maracujazeiro já estão apodrecidas.
Dica: um truque para saber se o maracujá está maduro e perfeito para ser usado é se ele aguenta uma leve pressão na casca. Com os dedos, dê uma leve apertada no maracujá, se ele romper ou estiver super-rígido não compre.
Como comer Pode ser comido in natura, cortado pela metade e com uma colher, adoçado ou não (eu às vezes jogava um tiquinho de leite condensado). Mas onde ele brilha são nas receitas: perfumando delicadamente mousses, sorvetes, bolos e geleias.
As frutas com tons amarelos ou dourados tendem a estar mais maduras. Para saber se o abacaxi está maduro, também observe a cor da coroa: ela tem que estar com um verde vivo, sem partes esbranquiçadas.
Com sabor mais equilibrado, que combina acidez e doçura, o maracujá-doce é muito utilizado no preparo de sucos e sobremesas. Mas o fruto pode ir além e também revela seu potencial como ingrediente em pratos salgados. ... Apesar de ser um ingrediente versátil, deve-se tomar cuidado na hora de utilizá-lo na cozinha.
Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.
Corte em cubos a polpa carnosa do maracujá em um recipiente. Misture o açúcar às sementes que foram reservadas e junto os cubos da polpa carnosa. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora e estará pronta para consumo.
32 calorias
Ela pode ser consumida com frutas, na vitamina ou em sucos. Para a geleia, você só precisa de água, açúcar, suco de maracujá e as próprias cascas. Leve-as na panela de pressão com água e cozinhe por 30 minutos. Depois é só aproveitar a parte branca da casca e batê-la no liquidificador com o suco de maracujá.
"A forma mais prática de consumo é incluí-la em sucos (por exemplo, bater o próprio suco da polpa de maracujá com um pouco da farinha). Pode-se também salpicar a farinha em saladas ou incluí-la em sopas", sugeriu a nutricionista.
Farinha de Maracujá: para que serve e como fazer. A farinha de marujá é rica em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser considerada uma ótima aliada do processo de emagrecimento. Além disso, devido às suas propriedades ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose, além de garantir a sensação de saciedade.
Como consumir a farinha de maracujá Ela pode ser consumida cerca de 30 minutos antes das refeições, para trazer saciedade e evitar o exagero ao comer. Mas também pode ser consumida nas preparações, polvilhada em frutas, dissolvida em sucos, batidas de frutas, iogurtes, sobre os alimentos, entre outros.
Como consumir a farinha de maracujá Sabrina explica que a dose indicada é uma colher de sopa de farinha de maracujá antes das principais refeições, almoço e jantar. “Pode ser dissolvida em sucos e iogurtes, batida com frutas ou colocada em saladas”, diz.