É essencial introduzir o hábito da escovação diária com pasta de dente especial para cães. Quando o estágio está mais avançado, haverá necessidade de uma limpeza geral para a remoção de todo o tártaro e placa bacteriana. Geralmente esse procedimento é feito com a aplicação de gel antibiótico.
Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
Se vir as gengivas do seu cão com uma coloração rosa forte ou vermelho pode estar perante uma situação de gengivite e de problemas orais. Quando os dentes do animal não estão saudáveis, a gengiva que os envolve fica inflamada e pode causar mau hálito e desconforto.
Periovet é uma solução a base de Digluconato de Clorexidina a 0,12% para higienização oral de cães e gatos. Auxilia na manutenção da saúde bucal, integra programa completo de higiene oral que inclui escovação periódica e avaliação odontológica pelo médico veterinário.
Mesmo quando o cão já tem tártaro por muitos anos e apresenta verdadeiros cálculos formados nos dentes, o Plaque Off é um ótimo auxiliar, tornando-os porosos e muito mais fáceis de serem removidos com escovação e espátulas ou ainda diminuindo o tempo necessário de anestesia para o veterinário fazer a limpeza ...
Além de mastigar, os cães podem beber uma água turbinada com aditivos com enzimas, clorofila e outros ingredientes projetados para eliminar o mau hálito. Misture aditivos como o Água Fresh Breath Tropiclean na água que normalmente serve a seu bichinho. Em poucos dias, você já notará a diferença.
Para acostumar o seu cachorro a limpar a boca com pasta dentária, é essencial começar quando ele ainda é apenas um filhote. No entanto, caso o seu cachorro seja adulto esta opção não deve ser descartada. No início, utilize os seus dedos como escolha e passa a pasta pelos dentes e gengivas, sempre com muito cuidado.
Infecções também podem causar mau hálito nos cães, já que são geradas a partir do acúmulo de bactérias na boca dos pequenos – na maioria das vezes causada pela falta de higiene. As inflamações na gengiva, também conhecidas como gengivites, são outras das causas do forte odor na boca de um cachorro.
7 MANEIRAS SIMPLES DE ACABAR COM O MAU HÁLITO RÁPIDO
O que fazer: gargarejos com água morna e sal são excelentes para ajudar a remover o pus da garganta, eliminando naturalmente o mau hálito. Já respirar o vapor de de água morna com eucalipto também é excelente para fluidificar as secreções nasais, favorecendo sua retirada, sendo um ótimo remédio caseiro contra sinusite.
Problemas de refluxo Outra causa de mau hálito decorrente do estômago é o problema de refluxo gastresofágico. Esse problema é provocado pelo ácido que vem do estômago causando uma sensação de ardência no peito e na garganta. De acordo com Nemours, um dos sintomas do GERD (refluxo gastroesofágico) é o mau hálito.
Mesmo assim o odor vindo do estômago nesses casos não é considerado mau hálito, segundo o especialista. “Porque o odor do hálito vindo do estômago será ácido e não o característico odor de enxofre presente na halitose crônica”, explica acrescentando que é uma alteração breve e passageira do hálito.
Porém, quando o problema é recorrente, é necessário procurar um especialista. “Se a pessoa já se certificou, em visita ao dentista, que os dentes e a higiene bucal estão em ordem, é preciso continuar a investigação, que pode ser feita com um otorrinolaringologista”, diz a doutora.
1. Gargarejo com água morna e sal ou enxaguante bucal. Para fazer gargarejos com água morna e sal, basta misturar um copo de água morna com uma colher de sopa de sal e gargarejar cerca de 30 segundos, 2 a 3 vezes ao dia.
5 Remédios caseiros para mau hálito
Como acabar com o mau hálito?
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.
O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).