O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos.
- Na pintura, o uso de cores frias e a valorização da perspectiva foram recursos muito utilizados. ... Ao contrário dos escultores barrocos, que pintavam suas obras, os artistas neoclássicos optaram pela cor branca natural do mármore (como os escultores gregos e romanos).
Principais características: -Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas. ... - Na pintura, o uso de cores frias e a valorização da perspectiva foram recursos muito utilizados.
Autorretrato de Debret publicado em Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - 1834 O Neoclassicismo era muito ligado ao Academicismo, recebia forte influência do Iluminismo e fazia da política um elemento meramente estético para reforçar o resgate ao homem da antiguidade – cheio de virtudes, coragem, moral e felicidade.
O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
Considera-se, geralmente, que o neoclassicismo se inicia com a obra Pulcinella (com referências a Pergolesi, 1920), e obras sucessivas, como no Concerto para piano e instrumentos de sopro (com referências a Bach, Händel e Scarlatti, 1924), a Sonata para piano (com referências a Bach, 1924), a Serenata na para piano ( ...