Tem várias plantas também que florescem nessa época”, conta. A professora ainda explica que os ipês são plantas que tem frutos com sementes aladas – elas buscam outro par para se reproduzir, por meio do ar. Por isso, elas aproveitam o clima seco. ... “As plantas perdem água pelas folhas.
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.
O Ipê Amarelo O nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, significa pau ou madeira que flutua. É denominada, pelos índios, de caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra (inatacável) resiste ao apodrecimento.
Handroanthus albus
O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, como a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Embora no tamanho esta árvore seja considerada pequena (de 4 a 10 metros de altura), é na beleza e na cor de suas flores que ela chama a atenção. Suas vagens são peludas, de cor dourada-amarronzada, as folhas jovens apresenta pelos, nos galhos novos também. Cada folha é formada por 5 folíolos.
Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.
Há várias árvores que recebem o nome popular de ipê.
15 metros
quatro anos
As árvores florescem no inverno e na primavera. O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco, de setembro a outubro. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo.
Cultivo de ipês em vasos
É o caso dos ipês, que florescem no inverno. A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.
1 – Irrigação. A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.
Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK
PODA – é necessário fazer podas no inverno. Faça de limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.
Os ipês amarelos florescem em julho ou agosto. Antes de florir, as folhas cairão. Poda: A poda de seleção é um processo muito importante para definirmos o caminho que a planta vai tomar. O ipê é uma planta caducifólia e derruba naturalmente todas as folhas no inverno.
O Ipê-Amarelo tem sido usado popularmente para tratar anemia, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, assim como facilitar a cicatrização de feridas internas e externas.
No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas. O uso medicinal do ipê-roxo se dá pela ingestão do chá da casca da árvore.
Isso ocorre devido a efeitos colaterais tóxicos, que variam, dependendo de cada organismo. Diarreia, distúrbios no sistema nervoso, exaustão e problemas ligados ao fígado são alguns deles.
O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota. A descoberta foi possível graças a um estudo com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
ipê amarelo
Germinação Experimental do Ipê Branco
Folhas compostas trifolioladas: folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm. Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua.
O Ipê Rosa, é o primeiro dos Ipês a florar no Brasil. Folha: Folhas de coloração verde-escura, compostas, de distribuição oposta, medindo 6x10cm. A margem é serreada, há um pecíolo longo, liso e cilíndrico e a venação é nítida, do tipo peninérvea.