10 alimentos que tiram o sono
Refrigerantes à base de cola podem atrapalhar o sono “A cafeína é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente. A substância também está presente em alguns tipos de refrigerantes, chá preto, chimarrão e energéticos“, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.
A uva tinta é fonte de fitomelatonina, ou seja, melatonina de origem vegetal. Isso significa que a fruta e seus derivados, como o suco integral, atuam na boa qualidade das quatro fases do sono, ajudando a garantir uma noite bem dormida.
Talvez você não saiba, mas uma substância encontrada na casca e semente da uva, o resveratrol, vem sendo apontada como uma daquelas maravilhas que todos esperávamos: ajuda a resolver problemas cardiovasculares, pulmonares, é um bom componente na luta contra o câncer, a obesidade, o diabetes, o colesterol alto e, ...
Tanto os taninos quanto o resveratrol são substâncias encontradas na casca das uvas e também de algumas outras frutas, que servem para protegê-las, naturalmente, contra pragas, fungos e insetos.
Ao beneficiar a circulação sanguínea, beneficia diretamente a saúde cardiovascular. Além de prevenir a formação de coágulos no sangue – o que poderia prejudicar o coração, bem como o cérebro. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol.
Uvas verdes
Fitoterápico feito com as folhas da videira atenua os sintomas típicos da dilatação das veias nas pernas, como cansaço e inchaço. Não são apenas os frutos da parreira que merecem fama por defender o sistema circulatório. Nas suas folhas também residem substâncias capazes de minimizar encrencas nos vasos.
A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena.
É uma fruta que fornece nutrientes importantes para a saúde como vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, as peras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde.
Afinal de contas, as folhas de uva são ricas em vitaminas e minerais. Por isso, é indicado consumi-las em pratos variados, usando referências de países diversos. Em geral, estas folhas costumam ser encontradas cruas ou frescas. Assim, são mais consumidas após cozidas no vapor, como é o caso da folha de uva refogada.
Outra maneira de se usar a folha da uva é também fazer bochecho. Essa ação, que pode ser feita com o chá da folha, ajuda a combater alguns dos problemas que podem surgir nesta área do corpo. Os principais deles são: gengivite, afta, estomatite e hemorragias.
Planta conhecida e utilizada no preparo de pratos, sucos e chás, ela tem propriedades medicinais, em especial é indicada para auxiliar na digestão, na eliminação de gases, e também pode ser eficiente no combate a gripes, dor de garganta, além de ser um bom vermífugo contra alguns vermes.
Melhora a digestão Ainda, o chá também garante a saúde digestiva e auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais, ou seja, que afetam o estômago e o intestino. Assim, a bebida pode, por exemplo, combater cólicas intestinais, renais e menstruais. Além disso, combate o excesso de gases no corpo.
10 benefícios da lima-da-pérsia que você precisa conhecer