A arte egípcia assumiu, sobretudo, a forma da pintura, escultura e arquitetura, estando intimamente ligada à religião, eixo em torno do qual todo o sistema social girava. A expressão artística tinha, então, a função de aproximar os humanos e os deuses, refletindo vários preceitos religiosos.
Este mismo paradigma se mantiene con la influencia persa, cuando invadieron Egipto en 525 a.C. Los persas tienen también, un gran respecto por la cultura e historia egipcia y se identifican con el arte y arquitectura del Antiguo Reino. El período ptolemaico (323-30 a.C.) fusiona el arte egipcio y griego para crear estatuas como las del dios Serapis (deidad greco egipcia, también, el arte egipcio romano (30 a.C.- 646 d.C.) seguiría el mismo modelo). Roma trazaría los mismos temas y técnicas del antiguo Egipto, para adaptar las deidades egipcias al entendimiento romano. La pintura en tumbas de este tiempo son un claro ejemplo de influencia romana, sin embargo, conservan los principios del Antiguo Reino.
Nefertiti, esposa do faraó Aquenáton, pertenceu ao Período de Amarna, quando o deus sol (Áton) era o mais cultuado. Nessa época, por razões que desconhecemos, a família real era representada com os crânios alongados.
Estos tipos de templos, especialmente los que se desarrollaron durante el Imperio Nuevo, se caracterizaban por el dromos, este figuraba a partir de una avenida con esfinges en ambos extremos. Asimismo, poseían un patio descubierto con columnas que podían de igual manera conformar diversos pórticos como sala hipetra.
O intuito era edificar uma casa eterna, digna da sua família, onde pudessem passar essa "segunda vida". As suas técnicas de construção eram inovadoras e, até hoje, despertam o interesse e a curiosidade de muita gente.
A Necrópole de Gizé, com as suas pirâmides e a Grande Esfinge, é sem dúvida um dos maiores pontos turísticos internacionais. A Grande Pirâmide de Gizé, uma das Sete Maravilhas do Mundo, foi construída entre 2580 a.C. e 2560 a.C, para o faraó Quéops.
No eran mezclados los colores, sino que se contrastaban separándose por líneas negras considerablemente gruesas. Como para ellos el simbolismo era fundamental, el color era uno de ellos. Por un lado el rojo simbolizaba el Alto Egipto, mientras que el blanco representaba al Bajo Egipto.
El Primer Período Intermedio terminó cuando Mentuhotep II (ca. 2061-2010 a.C.) de Tebas derrotó a los reyes de Heracleópolis e inició el Imperio Medio (2040-1782 a.C.). Tebas se convirtió en este momento en la capital de Egipto y otra vez un fuerte gobierno central tuvo el poder para establecer el gusto artístico y su realización. Las reglas en el Imperio Medio, alentaron los diferentes estilos de cada zona y no ordenaron que todo el arte estuviera de acuerdo al gusto de la nobleza. Aunque, hubo una gran veneración por el trabajo del Antiguo Imperio, y en muchos casos un intento obvio de reflejarlo, las obras en el Imperio Medio se resaltaron por los temas explorados y por la sofisticación de su técnica.
Las viviendas no dejan de ser menos importantes, especialmente por la distribución bien pensada. Se constituía por diversos domicilios rodeados de un salón con luz cenital y columnas. Todas ellas contenían bodegas subterráneas, así como terrazas y un jardín al fondo.
Gracias a estar rodeados del Río Nilo, hace que sus tierras sean fértiles para los cultivos, gracias a ello, el nomadismo termina de una u otra forma, y la prosperidad llega, a pesar de la abundancia del desierto.
De toda la Civilización Egipcia, es una de las mejores conservadas. Realizado en piedra caliza, con la actitud característica de la escultura de este tiempo, hierática, cuyos ojos blancos son de cuarzo, ébano y cristal de roca, el cual se asume representa a una alta autoridad administrativa, siendo esta escultura la que participara en diversas ceremonias recibiendo, para el difunto, las ofrendas respectivas.
Ainda em Gizé, temos a Grande Esfinge, que possui 20 metros de altura e foi construída para representar o faraó Quéfren, durante o seu reinado (2558 a.C – 2532 a.C.).
La finalidad de sus monumentos era, en gran medida, religiosa, aunque también existieron edificaciones civiles en la que emplearon en uso de adobe para las viviendas, así como palacios, fortalezas y murallas.
Embora estas regras tenham resultado numa grande continuidade ao longo dos séculos, os vários períodos históricos trouxeram pequenas mudanças e inovações nos modos como os egípcios criavam.
Fue así como los imperios sucesivos fuera dominado sus territorios por los persas hacia el 341 a.C. y luego tanto los griegos como los romanos. Es en el siglo VII en el que los árabes invaden los territorios, quienes llegarían introduciendo tanto su idioma como su religión e incluso su cultura.
Esta grandeza se debía a sus extraordinarios conocimientos matemáticos y técnicos, de tal manera que tanto los arquitectos como los artesanos en general, eran personas muy organizadas.
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Es importante considerar que, aunque se haya dado un largo periodo de la cultura egipcia, su desarrollo no se dio de un momento a otro sino tras un gran proceso en el que, sus primeros habitantes, al ser nómadas se movían entre un extremo a otro del Río Nilo. Era fundamental mantener la hidratación que estos les generaban, pero también era necesario estar en constante búsqueda de alimentos.
La importancia del equilibrio se manifestó como simetría, e inspiró el arte egipcio desde su inicio. El grabado en roca en el Período Predinástico estableció esta armonía, la cual se desarrolló por completo en la época de la Primera Dinastía de Egipto (ca. 3150-2613 a.C.). Esta técnica alcanza su máximo nivel con la Paleta de Narmer (ca. 3200-3000 a.C.), para celebrar la unificación del Alto y Bajo Egipto, con el reinado del Faraón Narmer (ca. 3150 a.C.). La paleta narra la victoria del gran rey sobre sus enemigos, y cómo los dioses lo animaron y aprobaron sus acciones; es una losa de piedra de limo en forma de escudo con una serie de relieves grabados. A pesar de que algunas de las imágenes de la paleta son difíciles de interpretar, la celebración por la unificación es bastante clara.
Comienza a ser una sociedad tan agrícola, como artesana, pero regida por un monarca; siendo este el que acapare muchas de estas riquezas, tanto para él como para sus figuras ‘religiosas’.
As manifestações artísticas dos antigos egípcios objetivavam a agradar, e expressar, a política e a religião. ... A arte dos antigos egípcios buscava sempre representar, homenagear e venerar o faraó e várias divindades da religiosidade e mitologia daquele povo.
(UFMS) Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar: a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas. ... A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.
A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil. ... Os temas eram normalmente representações da vida cotidiana e de batalhas, quando não de lendas religiosas ou de motivos de natureza escatológica.
Resposta. Eu acho que é a (c) (Pois na maioria das vezes as pinturas egípcias e são de deuses egípcios(deuses antropozoomorfistas) e a arte egípcia inclui a escultura,a pintura e a arquitetura.
Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. ... Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia.
Usavam materiais da natureza, como pó de minérios, para fazer as pinturas. Elas eram feitas em pirâmides, registrando faces de faraós, ou temas da sociedade egípcia associados a religião (deuses, vida após a morte) com escritos em hieróglifos.
Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais (ausência de volumetria), e a cor é aplicada em manchas uniformes. O aparente "primitivismo" da arte das pinturas egípcias é devido à função essencialmente simbólica de suas representações.
Passado o governo de Tutancâmon, a arte egípcia passou a ganhar forte e clara conotação política. ... Ao fim do Império, a civilização egípcia foi alvo de sucessivas invasões estrangeiras. Com isso, a hibridação com a perspectiva estética de outros povos acabou desestabilizando a presença de uma arte típica desse povo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA EGÍPCIA Os monumentos funerários podem ser divididos em: mastabas, hipogeus e pirâmides. MASTABAS: túmulos de forma retangular e que foram feitos inicialmente de tijolos e posteriormente de pedras. As câmaras funerárias eram escavadas bem abaixo da base da mastaba.
Tipos de construções mais comuns na arquitetura egípcia Marcadas sempre pela grandiosidade, as construções do Antigo Egito são classificadas em três categorias predominantes: as mastabas, os hipogeus e as pirâmides. Confira as características de cada uma dessas modalidades.
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Um obelisco (do latim obeliscus, do grego ὀβελίσκος, diminutivo de ὀβελός, "espeto") é um monumento comemorativo, típico do Antigo Egito, constituído, de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta, normalmente decorado com inscrições ...
Neste texto, tendo presente a conceptualização inerente ao templo egípcio, procuramos justamente passar em revista as características técnico-funcionais e simbólicas dos tipos mais importantes de colunas egípcias, a saber as colunas papiriformes (fechadas e abertas), lotiformes (fechadas e abertas), palmiformes, ...
Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididas conforme seu capitel:
Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos, que eram divididos em três categorias: Pirâmide (túmulo real destinado ao faraó), Mastaba (túmulo para a nobreza) e Hipogeu (túmulo destinado ao povo).
Os templos imprescindíveis no Egito
O Templo de Luxor foi construído entre os anos 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. O primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon (deus do vento).
Quais os templos egípicios pertencentes ao chamado Império Novo, são considerados mais significativos? a)Carnac e Luxor b)Pirâmides e Esfinge c)Júpiter Stater e Saturno d)Panteão e Caracala.
Situadas no Planalto de Gizé, a 18 quilômetros do Cairo, as Pirâmides são os monumentos mais conhecidos do Egito e alguns dos mais antigos do mundo. O Vale dos Reis é a necrópole em que descansam numerosos faraós do Império Novo. Foram descobertas mais de 60 tumbas talhadas nas rochas.