EQST

Quando No Caso De Perigo Pblico Iminente Autoridade Competente Precisar Usar Da Propriedade Particular Sendo Assegurada Ao Proprietrio Indenizaço Ulterior Se Houver Dano?

Quando no caso de perigo pblico iminente autoridade competente precisar usar da propriedade particular sendo assegurada ao proprietrio indenizaço ulterior se houver dano? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando no caso de perigo público iminente à autoridade competente precisar usar da propriedade particular sendo assegurada ao proprietário indenização ulterior se houver dano?

O art. 5º, XXV, da Constituição da República dispõe que "no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano".

Qual a forma de desapropriação?

A desapropriação depende de fundamentação do Poder Público, que será pautado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social e deverá ser indenizada mediante prévia e justa indenização em dinheiro ao expropriado, requisitos indispensáveis à consecução do instituto, tal como é determinado pela Constituição ...

Como saber se o imóvel foi desapropriado?

Inicialmente, o requerente deve dirigir-se ao balcão de atendimento do Departamento de Desapropriações (Desap) – Rua Conselheiro Furtado, 166, térreo - com uma cópia do decreto para verificar se o imóvel de seu interesse realmente é atingido pelo mesmo. Se o imóvel não for atingido, o pedido será indeferido.

É necessária a concordância do proprietário para a desapropriação de um imóvel?

A concordância do expropriado poderá ocorrer somente em relação ao valor da indenização a ser paga pelo poder público, pois o curso do processo judicial acontecerá independentemente da sua aceitação. Por que a desapropriação não pode ser discutida, mas o valor sim?

Como funciona a desapropriação de um imóvel?

Desapropriações: como funcionam e o que fazer se o poder público quiser o seu lugar. ... O proprietário do imóvel é notificado pelo Poder Público sobre a declaração de utilidade ou necessidade pública de sua propriedade. Nesta notificação, é feita a oferta com o valor do imóvel ao proprietário expropriado.