Prótese adesiva é uma forma menos invasiva para a reposição de um dente ausente. Ela é constituída por haletas metálicas adesivas, que por sua vez, usam os dentes vizinhos como suporte para a prótese de porcelana. Este tipo de prótese pode ser utilizado de forma definitiva ou apenas temporária.
As próteses parciais fixas adesivas são uma alternativa viável para a reposição de um e até dois dentes ausentes. São de baixo custo, rápida e fácil execução e minimamente invasiva quando comparadas às próteses parciais fixas.
Significado de adesivo Diz-se de um corpo que se pode aplicar firmemente sobre outro. Fita de papel, de tecido ou de qualquer outra matéria flexível, que tem uma das faces recoberta de um produto que adere, sem ser molhado, a qualquer superfície.
Já o adesivo de vinil possui maior resistência e flexibilidade pois é feito de um tipo de plástico. Disponível em diversas cores e texturas, ele pode ou não ser impresso.
Para quem procura uma opção de fácil aplicação e sem desperdícios, fixadores como o Corega Fita Adesiva são a escolha ideal. Sua prótese fica bem segura, ao mesmo tempo em que o produto não se espalha de forma indesejada.
A coroa ou o bloco é colado no dente de modo que fique permanente no local. Por isso, é fundamental que o dentista tenha muito cuidado ao realizar esse procedimento. É preciso fazer um bom trabalho a fim de evitar infiltrações entre a peça e o dente, o que poderia provocar cáries.
Tratamentos e cuidados da Endodontia Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia. "Ele é altamente capacitado a abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura", explica o odontologista.
O mais importante é procurar um profissional o mais rápido que puder. Especialmente, nos últimos dois casos citados. De qualquer modo, a principal providência a ser tomada é manter a superfície limpa. É fundamental a escovação do local e, se necessário, uma limpeza com palitos de dente, sempre após a alimentação.
Para a fixação, utilize pasta dental deixada secar por um mínimo de 2 horas fora do tubo ou adesivos para dentaduras vendidos em farmácias. É preciso estar atento à fragilidade do procedimento, que tem apenas o propósito de evitar constrangimentos sociais até a consulta com o dentista.
A primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. "O dente sem a restauração pode causar dor, sensibilidade, acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso pode evoluir para uma pulpite (inflamação na polpa do dente) sendo necessário até o tratamento de canal", atentou a especialista.
Já as próteses dentárias costumam apresentar um tempo de durabilidade por vezes menor que a dos implantes. No caso das próteses de resina, por exemplo, a duração média costuma ser de 10 a no máximo 15 anos. A exceção fica por conta das próteses de cerâmica de boa qualidade que podem durar entre 20 e 25 anos.
O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.
O pino odontológico em fibra de vidro, o mais comum deles, é indicado para suporte de próteses em porcelana pura e restaurações em dentes anteriores – e até mesmo tratamentos com facetas laminadas. Já a versão metálica, em desuso, é indicada para uso provisório.
Pinos dentários, ou núcleos são estruturas instaladas na raiz do dente com canal tratado. Servem para dar reforço e suporte a reconstrução que pode ser uma coroa, um bloco ou um pivô.
Intervenção cirúrgica O profissional faz uma incisão na gengiva para chegar até o osso e, desse modo, colocar o pino de titânio. Depois de inserido o implante, é colocada uma tampa de proteção no local e são feitos os pontos.
Existem vários recursos utilizados para a remoção dos retentores intra-radiculares: ultrassom, brocas e saca pinos. Os meios mais seguros são através de sistema ultrassônico, por não exigirem força mecânica contra as paredes da raiz do dente, evitando o efeito de alavanca, e por conseguinte evitando fraturas.
A maioria dos sistemas de remoção consiste na utilização de uma broca piloto e de uma seqüência de brocas que desgastam o pino, tor- nando-o oco, enquanto a porção externa continua aderida às paredes do canal por meio do cimento resinoso, sendo, posteriormente, removida com vibração ultra-sônica.
Nucleo intrarradicular Os núcleos intrarradiculares são indicados para dentes com coroa total ou parcialmente destruídas e que necessitam de tratamento com prótese. ... É muito importante que se preserve o máximo de estrutura dental para manter a resistência do dente e aumentar a retenção da prótese.
O núcleo é a parte de reforço interno de uma coroa dentária. A coroa protética é indicada para substituir um dente que se encontra muito destruído, normalmente por consequência de cáries ou fraturas.
O núcleo de preenchimento pode ser parcial (preenchimento das irregularidades e áreas retentivas), ou total (restauração de todas as partes perdidas da coroa do dente). A decisão depende da situação clínica, ou seja, do grau de destruição da coroa clínica do dente.
Técnica visa a restauração dos dentes que passam por tratamentos endodônticos. Após a realização de um tratamento endodôntico, é necessário fazer uma restauração no dente afetado. ... Núcleo metálico fundido é um procedimento realizado no consultório odontológico visando a restauração da coroa do dente.
Este efeito de abraçamento que muitos trabalhos sugerem aumenta a resistência do remanescente, preserva a integridade do selamento marginal e reduz o estresse na junção cemento núcleo.
São estruturas pré-fabricadas ou customizadas, que são cimentadas em dentes tratados endodonticamente, com a finalidade de aumentar a retenção das restaurações. O pino quanto mais justaposto e encaixado, terá uma maior estabilidade.
O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.
A indicação de usos dos pinos de vidro, em geral, é para dentes cuja metade do remanescente ainda existe, mas que necessitam de retenção. A contraindicação seria para canais amplos, pois seria usado uma quantidade grande do cimento, ocasionando perda de resistência, como consequência, fratura.
Quando é indicado colocar o pino ?