Foi introduzido o sistema de governo presidencialista, exercido pelo presidente da República, chefe do Poder Executivo, que passou a ser eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos, sem direito à reeleição. ... Seus governantes, denominados presidentes estaduais, passaram a ser eleitos também pelo voto direto.
Embora o cargo de "coronel" da Guarda Nacional tenha sido originado quando da criação da própria Guarda Nacional no Período Regencial quando era Ministro da Justiça o padre Diogo Antônio Feijó (1831), não era o mesmo que a patente militar do Exército Brasileiro e, como fenômeno social e político, teve lugar após o ...
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
expressão Sistema de controle político caracterizado pelo abuso de poder, pelo uso da máquina pública para favorecer candidatos que compram votos ou usam de influência para intimidar eleitores; tem sua origem no coronelismo: os coronéis latifundiários dominam suas cidades e regiões por meio do voto de cabresto.
1 Cabeçada, sem freio, com que se prendem ou conduzem cavalgaduras e outros quadrúpedes pela cabeça: “[…] descarregavam os animais e os prendiam pelo cabresto para que não fugissem por aqueles descampados” ( CV1 ) . 2 Náut Cabo grosso que segura o gurupés a argolas fixas no costado do navio.
A Constituição de 1824 era autoritária pois dava amplos poderes ao governo central (o Império) em detrimento das províncias, havendo a instituição de voto para os cargos legislativos, mas não a independência deste poder.