De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
Triglicerídeos: o que são? Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e também a reserva de energia do nosso corpo. Esse exame faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações HDL, LDL e VLDL.
Quando as VLDL e LDL chegam até o fígado, os triglicerídeos que estavam sendo transportados são captados e metabolizados, de modo que a quebra deles produz ácidos graxos e glicerol, o glicerol é transformado então em glicose, a qual parte é liberada para a corrente sanguínea e parte serve para repor o glicogênio ...
Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
O transporte dos lipídeos no organismo se dá por meio de lipoproteínas, estas englobam dentro de si triglicerídeos, colesterol, ésteres de colesterol, uma vez que são insolúveis em água.
As lipoproteínas possuem classificação definida quanto a sua densidade e função. Há 5 tipos diferentes que numa ordem crescente de densidade são os quilomícrons, VLDL, IDL, LDL e HDL. Quanto menor a densidade, maior o tamanho dessas partículas. São assim classificados: de alta densidade (HDL), de baixa densidade (LDL).
A estrutura básica das lipoproteínas é idêntica, variando somente de tamanho e proporção entre os seus componentes. A fração proteica é composta por apoproteínas, enquanto que a parte lipídica é formada por colesterol, triglicerídeos e fosfoglicerídeos.
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
O colesterol LDL alto é ruim para a saúde porque participa da formação das placas de ateromas nos vasos do coração e do cérebro, restringindo a passagem de sangue por estes órgãos, favorecendo o infarto ou acidente vascular cerebral.
Os valores de referência do colesterol bom e ruim são: Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons; Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.
HDL, o “colesterol bom” E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL. Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Daí porque é desejável mantê-lo em alta. Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl.