A seguir estão os principais fatores que levam a uma gravidez de risco:
Desta forma, alguns cuidados que a gestante de alto risco deve ter durante a gravidez incluem:
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê. Essa posição também comprime bastante a Veia Cava Inferior, não permitindo que o sangue circule completamente, levando o oxigênio necessário para a mãe e para o bebê.
Dorflex está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia no esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga, a pacientes com miastenia grave, doenças metabólicas ...
O paracetamol (Dôrico®, Tylenol®) é o analgésico de escolha durante a gravidez, evitando-se sempre o uso de altas doses, pelo potencial hepatotóxico (1).
Portanto, pode ser substituída por Neosaldina® Gotas, que não contém açúcar. Neosaldina® não deve ser administrada durante a gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses ou últimas 6 semanas de gestação, a não ser que seja mandatório.
Derivados da ergotamina (marcas conhecidas como Enxaq, Cefalium, Cefaliv) são contraindicados em qualquer fase da gestação, pois estão relacionados a contrações uterinas prematuras, estresse fetal e aborto.
No geral, a dor de cabeça é só um sintoma chatinho da gravidez, mas ainda assim é preciso acompanhar com cuidado. É que Zlotnik explica que a dor associada a outros sintomas, como pressão alta, enjoo e alterações visuais, podem ser sinal de pré-eclâmpsia –pressão arterial elevada na gestante.
É comum sentir dores de cabeça ou até enxaqueca na gravidez. Entretanto, é preciso ficar atenta aos sinais dessas dores. A Pré-Eclâmpsia é a principal causa de morte entre mulheres grávidas no Brasil.
Diversos fatores como estresse, sinusite, hipertensão, insônia, fraqueza nervosa, anemia, deficiência de oxigênio entre demais problemas podem levar a dores de cabeça que variam entre a leve até a mais dolorosa. Uma simples dor de cabeça pode acabar se tornando uma enxaqueca insuportável.
Os principais sintomas da pressão alta na gravidez