O milho é grandemente empregado como matéria-prima industrial. A partir do cereal são fabricados inúmeros produtos, como óleo, fubá, biscoitos, pães, massas, bolachas, etc. Outro grande segmento consumidor é o de fabricação de rações animais.
No início de seu cultivo, o milho era utilizado basicamente para a subsistência humana. Com o decorrer do tempo foi ganhando importância e transformou-se no principal insumo para a produção de aves e suínos, além de sua importância estratégica para a segurança alimentar do brasileiro ao longo das últimas décadas.
Dá para cozinhar a espiga inteira, debulhar ou ralar os grãos. Também dá para comprar os grãos congelados. Eles não levam aditivos químicos, mantêm a textura e o sabor, e podem substituir o milho fresco em todas as receitas. A versão em lata, por ter sal, é considerada um alimento processado.
Congelar: A melhor forma de ter milho “fresco” sempre em casa é congelando as espigas, então retire a palha e os cabelinhos, lave bem com uma escovinha e cozinhe por 4 minutos em água fervente e depois de um choque térmico em água bem gelada para parar a cocção, seque bem em papel absorvente acomode em um saco plástico ...
A idéia é simples, você pode até congelar o milho cru, porém terá de cozinha-lo depois de descongelar. Mas com poucos minutos você consegue deixa-lo preparado para ir direto para a panela! Congelar o milho verde te garante milho fresquinho por pelo menos 6 meses.
O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos. Nos dois casos, faça o pré-cozimento em água fervente, no vapor, ou em micro-ondas, seguido pela imersão em água gelada pelo dobro do tempo que foi gasto no pré- cozimento. Seque a espiga com papel absorvente, coloque em saco plástico e congele.
Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha.
Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture bem e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar, transfira para saquinhos de congelamento na quantidade ideal para usar no dia-a-dia. Quando for utilizar retire do freezer e deixe descongelar naturalmente.
“O ideal é abrir a lata totalmente e manter o alimento dentro um pote de plástico ou de vidro com tampa, porque pode acontecer oxidação da lata.” Produtos como milho e ervilha, devem ser guardados com o líquido da conserva. A carne e os frios devem ser retirados das embalagens de isopor antes de ir para a geladeira.
Encha com o cuscuz, tampe com um prato e leve ao microondas por 5 minutos na potência alta. Retire do forno e desenforme sobre o prato. Para congelar não é recomendável decorar com ovos cozidos e palmito, pois endurecem.
Em condição ambiente, dura no máximo 1 dia. Mesmo quando não se deterioram nesse período, os grãos ficam com o sabor e a textura prejudicados.
Verifique os grãos na espiga para ver se alguns estão pretos ou marrom-escuros. Esta descoloração é uma indicação imediata de que o milho está estragado. Os grãos devem ser amarelos pálido ou brancos, dependendo do tipo de milho.
seis dias
Para congelar as pamonhas e dar ao cliente a praticidade de aquecê-las, em banho maria ou no micro-ondas dentro da própria embalagem, ela precisa ser feita de um material resistente a uma grande variação de temperaturas.
O milho para pamonha não pode estar nem muito maduro nem muito verde. Rozely espreme os grãos com a unha, se estiverem úmidos, estão no ponto da pamonha. ... É mais rápido, mas é preciso destreza para ralar o milho sem atingir o sabugo ; se isso acontecer, a pamonha ficará amarga.
Para tal, coloque uma pamonha em um prato para micro-ondas. Cubra-a com um papel-toalha úmido e aqueça-a em potência alta, de 15 a 20 segundos.
Microondas: 3min Retirar o produto do congelador e aquecer no microondas por 03 minutos.
Unte os recipientes com manteiga ou margarina, despeje a mistura batida nos potinhos e coloque-os na cesta da AirFryer. Programe a AirFryer por 15 minutos à 180º, até que fique tudo douradinho. Retire da AirFryer com cuidado pois estarão bem quentes e sirva.
Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole. Por isso, é recomendável retirá-la da panela e deixar resfriar sobre uma bancada por 15 a 20 minutos, até que adquira a consistência final. "Quanto mais firme, melhor para comer", observa o proprietário do Cantinho da Pamonha.
Amido de Milho: Se você usar espigas bem amarelas não vai precisar do amido extra, mas se usar o milho mais branco ou congelado como eu usei ai vai precisar, pois ele não endurece tão fácil sem essa adição. Mas não se preocupe não vai ter sabor de amido, pois ele será cozido junto com o milho no pacote.
Em paralelo, é preciso ferver as liguinhas (elásticos) que vão amarrar as pamonhas (de cores variadas para diferenciar cada tipo), pois elas são polvilhadas de um pó pra evitar que grudem umas nas outras, e se a gente usar sem ferver previamente, várias vezes, trocando a água, a pamonha fica com gosto de elástico, eca!
Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).