EQST

O Que Passivo Financeiro Na Contabilidade Pblica?

O que é passivo financeiro na contabilidade pública?

Compreende as dívidas flutuantes e outros compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária. Caso o Balanço Patrimonial seja elaborado no decorrer do exercício, serão incluídos no passivo financeiro os créditos empenhados a liquidar.

O que a DFC deve evidenciar no setor público e com está estruturada?

As regras para a elaboração da DFC estão no Pronunciamento Técnico CPC 03. Essa norma elaborada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis diz que a DFC deve ser estruturada em torno de três atividades: operacionais, de investimentos e de financiamentos.

Como fazer fluxo de caixa indireto?

No método indireto de elaboração da DCF, o lucro líquido ou o prejuízo, apresentado da DRE, é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa. Um exemplo clássico é a depreciação que apesar de afetar o lucro líquido não representa um desembolso de caixa, portanto esse valor é “estornado”, ajustando o lucro.

O que é DFC indireto?

O fluxo de caixa indireto é um método que explora o regime de competência ou, por assim dizer, as informações contábeis da empresa para certificar-se de todas as variações ocorridas no caixa em determinado período — tomando como base o ponto de vista contábil.

Como analisar o fluxo de caixa indireto?

Para usar o fluxo de caixa indireto é necessário ter o balanço patrimonial da empresa no início e no final do período que quer analisar. Depois, é necessário calcular a variação de cada uma das despesas ativas e passivas.

Como fazer análise de fluxo de caixa?

Colocado de maneira bem simples, a análise de Fluxo de Caixa mede o quanto de dinheiro entra e sai de uma empresa (ou seja, é gerado e gasto) em um período específico. É considerada como a melhor forma de medir o desempenho de um negócio porque: Pode ser medido e comparado: dinheiro é algo tangível e quantificável.

Como conferir o fluxo de caixa?

Você sabe como avaliar o demonstrativo de fluxo de caixa (DFC)?...Você pode encontrar o DFC em vários sites, como:

  1. Portal da CVM.
  2. Página da empresa no site da B³
  3. Site de relações com investidores.

Qual a diferença do método direto e indireto da DFC?

O método direto é diferente, pois sua função é evidenciar de forma clara o resultado financeiro bruto da empresa. ... O contraste principal entre os dois métodos é que o direto informa os resultados brutos da empresa e, por outro lado, o indireto aponta os resultados líquidos.

O Que é a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

O que entra no DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

Qual é a importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício?

O regime de competência é utilizado para montar o DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e com ele sua equipe consegue saber se a estrutura financeira da sua indústria está conforme o esperado e se o atual modelo de negócio é viável.

Quais são os tipos de despesas operacionais?

As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.

Quais os tipos de despesas operacionais?

As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.

Quais são as despesas operacionais e seus grupos?

Podemos dividir as despesas operacionais em 3 grandes grupos: as despesas comerciais, as despesas administrativas e as demais despesas. As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc.