"Eles podem ser um dos sinais de uma lesão na cartilagem conhecida como condromalácia ou condropatia. Geralmente, os sintomas dessa lesão são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho e dor atrás da patela", aponta Medeiros.
Desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto e a sobrecarga nos treinos são algumas causas das dores. Ortopedista explica o problema. É muito comum os praticantes de exercícios sentirem dores no joelho, mas não é fácil saber sobre a existência de alguma síndrome.
Musculação - As atividades que exigem maior força do joelho podem ser realizadas, desde que a musculação seja feita com supervisão de um profissional e liberação médica. “O médico vai avaliar e identificar as causas da dor no joelho.
Esse processo é chamado de dor tardia e costuma dar os seus primeiros sinais algumas horas após a prática do exercício. Com descanso e boa alimentação, em um ou dois dias o incômodo tende a desaparecer. A longo prazo e com uma prática regular, esse processo inflamatório do músculo costuma ser menos recorrente.
No entanto, isso não precisa ser uma razão para continuar sedentário, pois existem diversas formas de prevenir e aliviar as dores pós-treino....Veja algumas dicas:
A dor é um efeito natural resultante da prática dos exercícios e geralmente significa que os músculos estão obtendo benefícios de todo o esforço realizado. É um sinal que o músculo não está acostumado com determinada carga naquele movimento. E isso acontece com qualquer esporte ou atividade que requer esforço muscular.
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem: