Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
Quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade de o paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado), aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos) e até mesmo derrame cerebral (AVC).
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
6 dicas para baixar os triglicerídeos altos
Quando o nível está alto no sangue, aumentam as chances de o paciente desencadear doenças como: aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos), esteatose hepática (gordura no fígado), pancreatite (inflamação do pâncreas) e até mesmo derrame cerebral (AVC).
Sintomas de triglicerídeos alto
O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
O aumento do colesterol pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação rica em gorduras e açúcar, além de poder estar relacionada com fatores familiares e genéticos, em que mesmo com bons hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente, há aumento do ...
O colesterol alto causa acúmulo de gordura nas paredes das veias, o que dificulta a passagem do sangue e prejudica a circulação. Isso combinado ao alto nível de açúcar no sangue, natural da diabetes, pode levar a graves complicações, como AVC ou infarto.
Níveis superiores a 190 mg/dl são considerados preocupantes, pois podem sugerir traço genético e normalmente, são tratados de forma mais agressiva. A medida que o risco escalona, porém, os valores toleráveis caem até 70 mg/dl, como por exemplo, em pacientes que já sofreram um infarto prévio ou portam diabetes.
Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite. Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.
Plantas que ajudam a combater o colesterol
6 chás para baixar o colesterol
6 dicas para diminuir o colesterol ruim
A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.
Colesterol e Triglicerídeos
Depois de quanto tempo fazendo uso de sinvastatina, o colesterol começa a baixar? Começa a baixar logo, mas geralmente o efeito pleno só é atingido depois de vários dias, por isso geralmente quando iniciamos o uso do medicamento repetimos o exame de sangue depois de 60 dias.