Resposta. Resposta: É possível sim. Explicação:pois dá pra diferenciar o substantivo jovem através do artigo A mostrando que o substantivo jovem é do gênero femenino.
Jovem é adjectivo («patrão jovem»), mas também é substantivo («um jovem que é patrão»). Repórter é normalmente um substantivo, mas ocorre eventualmente como modificador de outro substantivo; por exemplo, na palavra não dicionarizada, mas possível, «detective-repórter» e na frase «este jovem é repórter».
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao masculino e feminino. ... Substantivos comum-de-dois – São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes.
3) A) Asno: gênero masculino. / Raposa: gênero feminino. B) Não, o adjetivo ignóbil é exatamente igual nas duas frases.
A) estud.
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
- Vaivém – Justaposição: ocorre quando dois radicais unem-se sem que as palavras sofram transformações. - Pontiagudo – Aglutinação: ocorre quando dois radicais unem-se e um deles sofre alteração. - Enfurece – Parassíntese: ocorre quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) unem-se ao radical simultaneamente.
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.