1) Importância do medicamento: - Nas últimas décadas, os medicamentos têm contribuído para a eficiência dos sistemas de saúde por se revelarem um meio custo-efetivo para a redução da carga da doença e mortalidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida individual.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe que para o uso racional de medicamentos, é preciso, em primeiro lugar estabelecer necessidade do uso do medicamento; a seguir, que se receite o medicamento apropriado, a melhor escolha, de acordo com os ditames de eficácia e segurança comprovados e aceitáveis.
O uso racional de antimicrobianos pode ser definido como a prática de prescrição que resulta na correta indicação, dosagem, via de administração e duração de um esquema terapêutico ou profilático, propiciando o alcance de sucesso clínico com a mínima toxicidade para o paciente e reduzir o impacto da resistência ...
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
O uso de remédios de maneira incorreta pode trazer, ainda, consequências como dependência e até a morte. “A dependência é muito frequente, principalmente dos 'remédios para dormir', dos sedativos ou dos remédios controlados para a dor, frequentemente derivados da morfina.
Possíveis complicações de se automedicar
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode causar, ainda, reações alérgicas, dependência e até a morte. A orientação do Ministério da Saúde é que sempre se procure um médico ao desconfiar sobre qualquer problema de saúde.
A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato.
A automedicação pode agravar doenças, já que a utilização de remédios sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra.
A prática da automedicação deve ser combatida e para isso os profissionais da área de saúde devem orientar os pacientes e os seus familiares no sentido de evitar os abusos dos medicamentos, além do estímulo a fiscalização apropriada, sempre visando o bem-estar do paciente e o desenvolvimento de um tratamento correto e ...
Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar dependência, reações alérgicas e até a morte. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Resposta. A automedicação pode levar a uma overdose, uma vez que o indivíduo pode não saber qual é a quantidade certa de remédio a ser tomada. Além disso, com o uso indiscriminado de antibioticos, pode ocorrer o surgimento de bactérias resistentes a medicamentos, as chamadas "super bactérias", que podem levar à morte.
É quando uma pessoa está sentindo algum sintoma, e invés de procurar uma ajuda médica, prefere tomar medicamentos por conta própria. A automedicação pode trazer serias consequências à saúde, entre elas o agravamento de doenças.
Mais para se evitar a automedicação cada um tem que fazer a sua parte, o médico de realizar a prescrição e orientação correta e o farmacêutico também deve orientar corretamente o paciente para que ele não chegue a realizar este ato, pois a saúde sempre deve estar em primeiro lugar, e com sempre digo, a informação ...
Contratar um especialista em serviços Home Care é uma das formas mais eficazes de evitar a automedicação de idosos. O profissional garante a autonomia e proporciona um estilo de vida saudável da pessoa que atende. A partir da terapia ocupacional, que nada mais é do que um tratamento através de atividades.
Manter os medicamentos em locais seguros e trancados, fora do alcance das crianças. Geladeiras e banheiros não são locais adequados para o armazenamento. · Atenção com os medicamentos de embalagens parecidas, pois erros de uso podem causar a intoxicação. Os remédios devem ser armazenados em suas embalagens originais.
Resposta. Resposta: b)Automedicar-se traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.
A propaganda de determinados medicamentos, a dificuldade de conseguir uma consulta médica, a angústia que levam consigo, sintomas ou a possibilidade de se contrair uma doença, informações sobre medicamentos sem orientação profissional via internet ou em outros meios de comunicação, falta de regulamentação e ...
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe a automedicação responsável, que é definida como a prática dos cidadãos em tratar seus próprios sintomas e males menores com medicamentos que já foram orientados por profissionais de saúde, de acordo com seu organismo, e que estão disponíveis sem a prescrição.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a automedicação é “a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo).” A ...
A automedicação é conceituada como a prática de in- gerir substâncias de ação medicamentosa sem o aconselha- mento e/ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado (PAULO & ZANINI, 1988, OMS, 2005).
Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.