É mais ou menos assim: O seu subconsciente aceita qualquer coisa que sua mente consciente determine. Ele leva tudo a sério!...PASSO A PASSO:
De acordo com estudos de Freud, o inconsciente tem a capacidade de desencadear doenças, neuroses, distúrbios e outros problemas mentais. Por sua vez, o subconsciente está localizado abaixo da consciência e pode ser facilmente acessado se você se esforçar para isso.
A mente subconsciente é como um disco rígido de um computador. Ela contém todas as nossas memórias, hábitos, crenças, características e autoimagem, e controla as funções autônomas corporais. É tanto o depósito de informações quanto a executora de tarefas.
A mente consciente por meio da fala, imagens , escrita , movimentos e pensamentos se comunica com o mundo interior e exterior. Enquanto que o mente subconsciente , é responsável por nossas memórias de longo prazo e todas as nossas emoções e hábitos de nossa vida toda .
O cérebro trabalha com imagens, e, portanto, nosso subconsciente (aquelas informações que estão acessíveis mediante esforço deliberado) também funciona dessa forma. ... Mas se explorarmos nossas imagens, poderemos ter a percepção de que elas trazem muito mais informação do que apenas o que um dos sentidos nos confere.
A mente consciente se comunica com o mundo exterior e com o eu interior através da fala, imagens, escrita, movimento físico e pensamento. A mente subconsciente, por outro lado, é responsável por nossas memórias recentes e está em contato contínuo com os recursos da mente inconsciente.
Com o avanço da neurociência, algumas ideias de Freud foram revistas e, na concepção contemporânea, o inconsciente é nada mais do que a soma de nossas memórias, é um depósito infinito de experiências de vida. Porém, muito além de arquivá-las, ele ainda as associa, num processo que foge à nossa compreensão.
O INCONSCIENTE FREUDIANO Revelou que a vida psíquica é povoada de pensamentos eficientes embora inconscientes, de onde se originavam os sintomas. Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica.
O procedimento se dava, em linhas gerais, da seguinte forma: o médico hipnotizava o doente, deixando-o numa espécie de estado sonambúlico. Durante esse estado, o médico dizia ao paciente que ele não possuía o sintoma do qual se queixava. Ao restabelecer-se do estado hipnótico o paciente não mais apresentava o sintoma.
A mente inconsciente inclui todas as coisas que estão fora da nossa percepção consciente. Estes podem incluir memórias da primeira infância, desejos secretos e impulsos ocultos. Segundo Freud, o inconsciente contém coisas que podem ser desagradáveis ou até mesmo inaceitáveis socialmente.
“Inconsciente” é o conceito polissêmico mais importante da Psicanálise. ... Assim, o inconsciente apresenta leis de associação próprias, associadas ao retorno a traços mnêmicos de satisfação, as “representantes-representações” das pulsões.
A definição básica dada acima vai de encontro com a teoria psicanalítica de Freud. Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta do indivíduo. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência.
O inconsciente venceria a consciência porque o desejo oculto é mais forte que o desejo reconhecido. ... Todas essas manifestações do inconsciente na vida cotidiana revelam o que existe de mais profundo em nós mesmos. Na verdade, não são falhas, e sim expressões de coisas que carregamos dentro de nós e que lutam pra sair.
Recapitulando: consciente, pré-consciente e inconsciente Esses níveis são o Pré-consciente e o Inconsciente. O consciente representa todo o material mental acessível para o indivíduo naquele momento. Já o Pré-consciente representa uma ligação entre ele e o inconsciente.
O inconsciente criar comportamentos recorrentes, que se tornam hábitos. Com isso, a maioria de nossas ações, pensamentos, valores e emoções ficam no piloto automático. É preciso um esforço do consciente para questionar o que de nossos pensamentos e ações habituais derivam do inconsciente.
Ao repetir afirmações positivas, que são contrárias às suas antigas crenças, você pode aliviar o efeito das antigas crenças e substituí-las por novas. Pense em quantas vezes você repetiu para si mesmo, ou para alguém, a sua visão antiga sobre o dinheiro ou sobre o que você precisa fazer para ganha-lo.