— O mesovário é uma prega peritoneal dupla, curta, que une o hilo do órgão ao folheto posterior do ligamento largo, in- terrompendo-se nesse local, pelo que o ovário não tem revestimento peritoneal.
O paramétrio é o tecido fibroso que separa a porção supravaginal do cérvix (colo do útero) da bexiga.
O útero é suprido pela artéria uterina (ramo da artéria ilíaca interna) e ramos uterinos das artérias ováricas (ramos da aorta abdominal). A drenagem venosa sanguínea é realizada através do plexo venoso uterino para a veia ilíaca interna. Os nervos derivam do plexo hipogástrico inferior.
O ovário está preso ao útero e à cavidade pélvica por meio de ligamentos. O segmento do cabo que liga à parede pélvica é denominado ligamento suspensor do ovário e a porção do cabo que vai até o útero é o ligamento próprio do ovário.
O tamanho normal do útero durante a idade fértil pode variar entre 6,5 a 10 centímetros de altura por cerca de 6 centímetros de largura e 2 a 3 centímetros de espessura, apresentando uma forma semelhante a uma pera invertida, o que pode ser avaliado através de uma ultrassonografia.
O volume do útero é medido através de exames de imagem solicitados pelo ginecologista, em que é considerado normal o volume entre 50 e 90 cm3 para mulheres adultas.