Os três grandes regimes totalitários da história foram o fascismo, o nazismo e o stalinismo.
O papel da propaganda nos regimes totalitários é de ilustrar uma sociedade prospera e funcional com o objetivo de convencer a população de que aquele regime de governo é o melhor para o país.
Resposta. Explicação: Geralmente nesse tipo de governo, a camada mais alta da sociedade é a que possui maior influência, por causa do dinheiro e etc. O problema é que o "povão" constitui a grande maioria da população, tendo o poder de se revoltar e tomar controle da situação.
Os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários foram a fraqueza das instituições públicas e democráticas dos países, grande insatisfação da população com os regimes vigentes e crises econômicas, políticas e sociais.
O aparecimento do fascismo foi favorecido pela situação econômica e política da Itália no contexto pós-Primeira Guerra Mundial.
O fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.
Fundado como uma associação nacionalista (Fasci di Combattimento) de veteranos da Primeira Guerra Mundial em Milão a 23 de março de 1919, o movimento fascista de Mussolini converteu-se num partido nacional (o Partido Nacional Fascista) após ter ganho 35 assentos nas eleições ao parlamento de maio de 1921.
O termo "fascismo" foi usado pela primeira vez em 1915 por membros do movimento de Mussolini, o Fasci d'Azione Rivoluzionaria.
Benito Mussolini
O Fascismo foi um sistema político nacionalista, antiliberal e antissocialista surgido na Itália, em 1919, no fim da Primeira Guerra Mundial, e que durou até 1943. Liderado por Benito Mussolini, influenciou regimes políticos em vários países da Europa, como a Alemanha e a Espanha no período entre guerras.
Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 — Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.
No dia 28 de abril de 1945, as tropas alemãs capitularam na Itália. Ao tentar fugir para a Suíça, o líder fascista Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci foram presos e executados. ... No dia 25 de julho daquele ano, o órgão máximo do fascismo decidiu derrubar e prender o "Duce", por causa de seus fracassos militares.
A rendição da Itália aos Países Aliados aconteceu em 3 de setembro de 1943, com o armistício assinado pelo general Pietro Badoglio, então primeiro-ministro da Itália. ... Dentre estes estavam a permissão às Forças Aliadas para entrar em território italiano a fim de derrotar os alemães.
Responsável por mais de 440 mil mortes Mussolini foi ditador durante o regime fascista que vigorou no país entre 1922 e 1943. Sob o comando do “Duce”, a Itália se tornou um regime militar marcado pela repressão e pelo controle do Estado sobre a economia.
Entre as consequências dessa forma governo destacam-se a Criação do PNF ( partido nacional fascista) em 1921, Censura aos jornais da época, colocação do parlamento em segundo plano e se tornando o chefe supremo(Duce) do país e fim democracia, além das tensões que os levariam a outro conflito mundial: a segunda guerra ...