Segure-a fora da gaiola, mas não diretamente à frente do bico do pássaro. Isso faz com que ele caminhe em sua direção voluntariamente. Mantenha a mão firme enquanto a calopsita bicar uma ou duas vezes ou deixe-a comer durante cinco segundos, quando ela se comportar bem.
De qualquer modo, apenas a ponta deve ser cortada, pouco depois do final do tecido. O corte pode ser efetuado com a utilização de um cortador de unhas comum, ou melhor, um cortador de unhas próprio para aves. Se sentir insegura de cortar, procure um Médico Veterinário.
O corte das unhas é bem simples e não tem muito segredo, e é importante principalmente na época de reprodução pois, muitas vezes a fêmea acaba matando alguns filhotes ao deitar ou sair do ninho. O corte deve ser feito somente na pontinha da unha, com muito cuidado para não cortar os vasos sanguíneos.
Manter as unhas cortadas ajuda o dono no manuseio da ave e evita que o próprio pássaro não se machuque com as unhas compridas. O corte é simples, mas necessita de muita atenção. As unhas são irrigadas com vasinhos de sangue e para não machucar, deve-se aparar apenas as pontinhas das unhas.
Como cortar as unhas? Se pega a ave e segurando-o firmemente, olham-se as unhas contra a luz. Ver-se-á que existe uma pequena veia dentro da unha. Localizando esta veia corta-se a uns 2 a 3 mm abaixo da veia.
A técnica correta, para não ferir o bichinho, é colocar as unhas da ave contra a luz. Você verá que existe uma parte mais avermelhada, que corresponde aos vasos sanguíneos que inervam esse local. Corte a unha de forma a não pegar essa parte com os vasos sanguíneos. Caso isso ocorra, haverá sangramento.
Para fazer isso, podemos criar um tampão com sabão neutro, esfregando a área afetada de baixo para cima com uma barra de sabão. Este é um remédio temporário e de emergência para tratar o bico rachado do nosso periquito.
Então, corte somente a ponta. Na minha opnião, a melhor forma é a lixa no poleiro. Particularmente, eu deixaria meu pássaro muito estressado se fosse lixar as unhas dele. Mas se você optar por lixar as unhas e seu pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora.
O procedimento é o seguinte:
Use tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, abaixo das penas de proteção (pequenas) que recobrem as primárias (penas de voo). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo das duas asas. 7. Caso você corte ou danifique uma pena que tenha sangue, arranque-a na base comum alicate ou uma pinça.
Se feito de maneira correta, o corte das asas não causa nenhum sofrimento ao animal, já que apenas as penas são cortadas e o animal ainda conseguirá planar por uma distância curta. ... Assim, o procedimento é rápido, indolor, gerando o menor estresse possível ao animal.
Corte de acordo com o peso e a força da ave. O pássaro não deve cair como uma pedra quando tentar voar, já que cair e bater o peito no chão pode matar uma ave mais pesada. É sempre melhor cortar um pouco menos do que um pouco mais até que se acostume com a ave.
Primeiro passo para realizar o corte cirúrgico. Abra totalmente a asa conforme mostra a imagem acima. Procure a álula da asa conforme a imagem abaixo A álula é uma saliência da asa. A álula NÃO DEVE SER cortada, ela serve para facilitar a abertura da asa.
Como cortar as unhas de um papagaio
O papagaio pode ficar com as unhas afiadas e longas, sendo desconfortável para o proprietário tê-lo no braço ou ombro. O corte das unhas deve ser feito com cuidado, pois pode sangrar.
Para cortar, cruze a linha da sua pipa com a do oponente, formando um X. Em seguida, clique vezes seguidas na tela para arrastar o objeto para baixo. O movimento faz com que você corte a linha inimiga. Depois de cortar, é hora de aparar.
Se há muito vento: dê puxões na linha e solte mais seu comprimento (isso funciona bem se ela está caindo e ajuda ela a embicar no ar). Se ela já caiu, coloque a rabiola para que ela fique mais pesada. Isto vai dar mais estabilidade a sua pipa, principalmente em condições de ventos fortes.
1) Recorte o papel de seda em forma de quadrado, com aproximadamente 30cm. 2) Cole um dos palitos na diagonal . 3) Faça um arco com o outro palito e cole-o cruzando por cima do palito que já está colado. 4) Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado).
É possível soltar pipa sozinho, em um pequeno espaço, com menos de um metro. Tudo que você tem a fazer é ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixe um pouco de linha fora do carretel, tomando cuidado para não embolar.
Brincadeira segura Na hora de empinar a pipa, é preciso procurar um local aberto, amplo, distante de redes elétricas e obstáculos verticais – como árvores e prédios – e onde se possa correr livremente. O clima deve ser de céu limpo, com pouca ou nenhuma nuvem, sem sinal de chuva e vento moderado.