O Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie (ICDAS, do inglês International Caries Detection and Assessment System) é um sistema de escores baseado na inspeção visual auxiliado por uma sonda ball-point, sendo que maiores escores indicam lesões mais severas.
O Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cáries (ICDAS) constitui um método de avaliação clínica da cárie dentária/restaurações, no pressuposto que o diagnóstico precoce da extensão de tecidos duros afectados por cárie possibilita uma intervenção minimamente invasiva e previne a progressão da patologia.
Enquanto por meio da avaliação da atividade de cárie se estabelece a condição da lesão no momento do exame clínico, se está ativa ou paralisada, o risco de cárie se refere à probabilidade do surgimento de novas lesões e da progressão das já existentes6.
Risco é definido como a “probabilidade de ocorrer algo prejudicial”. consequentemente, risco de cárie é a probabilidade de lesões de cárie ocorrerem ou progredirem. Avaliação do risco de cárie é a ação de predizer se um indivíduo desenvolverá lesões durante um período específico de tempo.
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.
Assuntos: A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente. De acordo com o grau de evolução, local de acometimento e velocidade de progressão da doença pode-se afirmar, exceto: a) Em estágios iniciais: lesões em esmalte e dentina.
em baixa concentração e em alta frequência, o flúor não tem ação preventiva eficiente. por ser considerado um medicamento, se ingerido em excesso, o flúor, além de perigoso, pode ser fatal. o excesso de flúor ingerido provoca manchas nos dentes conhecidas como fluoretose.
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
A cárie dental é uma doença que causa desmineralização da estrutura dental quando a placa não é eliminada completamente com a escovação e o fio dental. As bactérias da placa produzem ácidos que atacam/desmineralizam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes chamadas de lesões da cárie.