COMPONENTES BIÓTICOS são os seres vivos: animais (inclusive o homem), vegetais, fungos, protozoários e bactérias. COMPONENTES ABIÓTICOS são aqueles que não têm vida: água, gases atmosféricos, sais minerais, temperatura, umidade, solo e todos os tipos de radiação.
Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.
Essa interação entre os elementos abióticos e os seres vivos em um ecossistema é fundamental para que ocorra a fotossíntese, por exemplo, que é a base da fonte de energia em uma teia alimentar. ... Em Ecologia, essa energia disponível para os outros níveis, trata-se de: A)produtividade trófica.
Resposta. Explicação: O ecossistema é formado pela relação/interação dos seres vivos com o meio não vivo.
Plantas e fungos são fatores bióticos pois eles crescem desenvolvem se produzem energia e podem gerar seres semelhantes. Relações entre os seres vivos no ambiente.
Fatores abióticos: Os principais fatores abióticos do talassociclo são a luz, a temperatura, a salinidade, a pressão hidrostática, as correntes e os nutrientes minerais.
Biosfera é o nome dado ao conjunto de ecossistemas presentes no planeta terra. Por ecossistemas, entendemos os sistemas naturais que possuem organismos vivos. Na biosfera encontram-se diversos ecossistemas, que foram divididos pelos teóricos em três biociclos: o epinociclo, o talassociclo e o limnociclo.