A palavra folclore foi criada no século XIX e sua origem está associada ao idioma inglês. O termo em português é um aportuguesamento de folklore e, no inglês, deriva de folk-lore, termo proposto pelo escritor William John Thoms, em 1846.
O folclore brasileiro é o conjunto de realizações que fazem parte da cultura popular brasileira. Dentro dessa definição, podem ser incluídos os contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura etc.
William John Thoms
O folclore na Educação Infantil é uma das ferramentas mais poderosas para cativar e ensinar os alunos dentro ou fora da sala de aula. A comunicação das histórias e dos costumes tradicionais é imprescindível para a formação de crianças com senso crítico e compreensão dos valores que regem o mundo.
Além de ser comemorado em diversos países do mundo, no Brasil o folclore simboliza um importante viés da cultura popular, sendo representado por uma variedade de manifestações culturais, como festas populares, música, dança, cantigas e lendas – as mais conhecidas -, envolvendo personagens lúdicos.
A importância do folclore como parte integrante do legado cultural e da cultura viva, é um meio de aproximação entre os povos e grupos sociais e de afirmação de sua identidade cultural.
Os mitos e lendas fazem parte da cultura do homem amazônico, interferindo na formação de sua identidade, onde são apresentadas como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicação da origem do mundo e o desenvolvimento do homem, ou seja, essas narrativas mostram o quanto o homem, em sua originalidade ...
Nas escolas, abordagem do folclore na educação infantil permite que as crianças resgatem a memória de um movimento sem idade declarada, com o objetivo de manter viva a história cultural do Brasil e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura.
Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
Acompanhe a leitura!
Mito x Lenda São caracterizados por personagens e eventos mágicos que não podem ser comprovados como verdadeiros. Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.
Um mito (em grego clássico: μυθος; romaniz.: mithós) é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a ...
São narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis.
Mito é uma história verdadeira, de caráter sagrado, com perspectiva religiosa, que conta (narrador) alguma revelação primordial e apresenta modelos exemplares de conduta humana, dão sentido e valor à existência humana. acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do "princípio".
Nas civilizações primitivas, o mito desempenha uma função indispensável: ele exprime, exalta e codifica a crença; salvaguarda e impõe os princípios morais; garante a eficácia do ritual e oferece regras práticas para a orientação do homem.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Mileto
Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia:
Tales de Mileto
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.