Exemplo: o mercado dos restaurantes tem características típicas da concorrência monopolística. Em cada grande cidade existem centenas de restaurantes com grande variedade de comidas, preços, ou serviços. A entrada (e saída) no mercado é fácil e a publicidade reforça a diferenciação.
Na concorrência monopolística, as firmas competem entre si com produtos similares, mas não idênticos. Dessa forma, os produtos vendidos podem ser considerados substitutos, mas não são substitutos perfeitos. O principal elemento de competição perfeita presente na concorrência monopolista é a livre entrada de firmas.
Conhecida como concorrência monopolista ou monopolizadora, é um tipo de concorrência imperfeita em que são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita, por isso esse tipo de estrutura de mercado é ...
O bem-estar da sociedade inclui o bem-estar dos consumidores e dos produtores. O preço monopolista reduz a o excedente do consumidor, mas aumenta o do produtor. Assim, o excedente total permanece igual. O problema surge porque a empresa produz e vende uma quantidade inferior ao nível que maximiza o excedente total.
As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.
Barreiras de entrada e as demais 4 forças competitivas de Porter
Monopólio Comercial Ocorre quando somente uma empresa comanda um mercado específico e compete apenas a ela fornecer determinado produto ou serviço. Nesse tipo de modalidade os preços são altos porque não existe concorrência. Isso prejudica a economia.
Oligopólio é um conceito utilizado na economia política. Indica um mercado em que poucas empresas dominam determinado setor. ... Oligopólio ocorre quando determinado setor da economia conta com um pequeno número de empresas oferecendo certo produto ou serviço.
Enquanto na concorrência imperfeita geralmente existem poucos ou apenas um vendedor ou comprador, na perfeita, muitos vendedores e compradores concorrem entre si, de modo que nem compradores ou vendedores, individualmente consegue ter um impacto significativo sobre os preços.
Diz-se que é um mercado atomizado, pois é composto de um número expressivo de agentes, como se fossem átomos. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados.
Em Economia, o termo mercado de concorrência imperfeita descreve um tipo de estrutura de mercado no qual a organização está inserida. ... Ou seja, nesse tipo de estrutura de mercado existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço do mercado.
Oligopólio é um termo da área da economia e tem relação com a concorrência entre empresas. Oligopólio significa que há concorrência entre poucas empresas que produzem determinado produtos e existem muitos compradores. Como exemplo de oligopólio no Brasil, temos as companhias telefônicas.
De forma resumida, é possível definir oligopsônio como a estrutura de mercado em que há muitos vendedores atuando em um cenário com um número restrito de compradores. Assim, pense no setor de supermercados, com poucos grupos comandando as grandes redes e um número enorme de fornecedores dos mais diversos produtos.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. ...
As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados são organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes.